Sobre o gênero textual “Ofício”, assinale a alternativa cor...
- Gabarito Comentado (1)
- Aulas (4)
- Comentários (9)
- Estatísticas
- Cadernos
- Criar anotações
- Notificar Erro
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
Sobre o ofício, é importante salientar que esse conceito se refere a um grupo de gêneros textuais em circulação na administração pública até a publicação do novo Manual de Redação Oficial da Presidência da República.
Até a segunda edição deste Manual, havia três tipos de expedientes que se diferenciavam antes pela finalidade do que pela forma: o ofício, o aviso e o memorando. Com o objetivo de uniformizá-los, deve-se adotar nomenclatura e diagramação únicas, que sigam o que chamamos de padrão ofício.
A distinção básica anterior entre os três era:
a) aviso: era expedido exclusivamente por Ministros de Estado, para autoridades de mesma hierarquia;
b) ofício: era expedido para e pelas demais autoridades; e
c) memorando: era expedido entre unidades administrativas de um mesmo órgão.
Atenção: Nesta nova edição ficou abolida aquela distinção e passou-se a utilizar o termo ofício nas três hipóteses. (BRASIL, 2018, p. 27)
ANÁLISE DAS OPÇÕES:
A) O item 5.1.3 do Manual de Redação Oficial da Presidência da República prevê a inclusão de data e local nas comunicações internas. (BRASIL, 2018, p. 28) INCORRETA
B) O endereçamento adequado, conforme o item 4.1, relativo aos pronomes de tratamento, refere a que o registro deve ser “Ao Senhor.” (BRASIL, 2018, p. 24) INCORRETA
C) O item 5.1.5 do Manual de Redação Oficial da Presidência da República prevê que “a frase que descreve o conteúdo do documento deve ser escrita com inicial maiúscula, não se deve utilizar verbos e sugere-se utilizar de quatro a cinco palavras” (BRASIL, 2018, p. 29) O trecho destacado confirma que a frase deve ser resumida de forma nominal. CORRETA
D) Com relação ao vocativo, o item 4.4 refere que: “Evite-se o uso de “doutor” indiscriminadamente. O tratamento por meio de Senhor confere a formalidade desejada.” Não há menção ao grau de doutor conferido pela conclusão de estudos a nível de doutorado. (BRASIL, 2018, p. 27) INCORRETA
E) O item 5.1.7 destaca apenas dois tipos de fecho para textos que circulam dentro do território nacional: “respeitosamente”, para autoridades de hierarquia superior à do remetente, e “atenciosamente” quando for o oposto. (BRASIL, 2018, p. 31) INCORRETA
Gabarito da Professora: Letra C.
REFERÊNCIA:
BRASIL, Presidência da República. Manual de Redação da Presidência da República. 3 ed. Brasília: Presidência da República, 2018.
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
título:
a palavra Assunto deve anteceder a frase que define o conteúdo do documento, seguida de dois-pontos;
descrição do assunto:
a frase que descreve o conteúdo do documento deve ser escrita com inicial maiúscula, não se deve utilizar verbos e sugere-se utilizar de quatro a cinco palavras;
destaque:
todo o texto referente ao assunto, inclusive o título, deve ser destacado em negrito;
pontuação:
coloca-se ponto-final depois do assunto; e
alinhamento:
à margem esquerda da página.
Comentários da letra B:
Para VOSSA EXCELENCIA
Endereçamento: A Sua Excelência o Senhor...
Vocativo: Excelentíssimo Senhor... (só para os Chefes de Poder) ou Senhor... (demais casos)
Tratamento no corpo do texto: Vossa Excelência
Abreviatura: não se usa para os Chefes de Poder, nos demais casos usa V. Exa.
Para VOSSA SENHORIA
Endereçamento: Ao Senhor...
Vocativo: Senhor + Posto,
Tratamento no corpo do texto: Vossa Senhoria
Abreviatura: V. Sa.
Fonte: MRPR, 3ª edição/2018
Por que a D está errada?
Erro na letra "D".
Segundo o MRPR: "Evite-se o uso de “doutor” indiscriminadamente. O tratamento por meio de Senhor confere a formalidade desejada."
GABARITO: C
A) Por se tratar de um tipo de comunicação interna, são opcionais as informações referentes à data e ao local.
- Não é opcional, é parte integrante do documento. Ademais, o ofício pode ser interno ou externo.
- Partes do documento no padrão ofício: Cabeçalho; Identificação do expediente; Local e data do documento; Endereçamento; Assunto; Texto do documento; Fechos para comunicações; Identificação do signatário; Numeração das páginas.
B) No endereçamento a personalidades com o tratamento “Vossa Senhoria”, a forma correta de registro é “Para o Senhor” ou “Para a Senhora”.
- Quando o tratamento destinado ao receptor for Vossa Senhoria, o endereçamento a ser empregado é “Ao Senhor” ou “À Senhora”.
C) O componente “Assunto” deve conter uma frase que resume o conteúdo do ofício em forma nominal, isto é, sem verbos. - CORRETO.
- COMPLEMENTANDO: quanto à descrição do assunto, a frase que descreve o conteúdo do documento deve ser escrita com inicial maiúscula, não se deve utilizar verbos e sugere-se utilizar de quatro a cinco palavras.
D) A expressão “Doutor(a)” não deve ser utilizada para se referir a bacharéis em Direito ou em Medicina, mas apenas para se dirigir a pessoas com Doutorado.
- Essa alternativa apenas reproduz uma ideia muito disseminada no senso comum, mas que não guarda relação com as regras sistematizadas de Redação Oficial. Nesse sentido, o Manual assim prevê: "Evite-se o uso de “doutor” indiscriminadamente. O tratamento por meio de Senhor confere a formalidade desejada".
E) Como forma de despedida, podem-se utilizar diversos tipos de saudações, como “Atenciosamente,” e “Sem mais para o momento,”.
- O fecho das comunicações oficiais objetiva, além da finalidade óbvia de arrematar o texto, saudar o destinatário.
- Para autoridades de hierarquia superior a do remetente, inclusive o Presidente da República, deve-se usar: Respeitosamente,
- Para autoridades de mesma hierarquia, de hierarquia inferior ou demais casos, deve-se usar: Atenciosamente,
A POSSE VEM!
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo