Sobre a hidrografia, é importante destacar que é no territó...
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
Gab: e
GO é o berço das águas. O Estado está acima da bacia de São Francisco, Tocantins-Araguaia, Parana-Platina.
Letra E.
PRINCIPAIS BACIAS HIDROGRÁFICAS NO ESTADO. A região que contempla o estado de Goiás e o Distrito Federal é divisora de águas de três importantes bacias hidrográficas brasileira: Araguaia-Tocantins, que ocupa 58% da área, na porção norte e oeste; Paraná, que representa 41% da área, na porção sul e sudeste; São Francisco, em apenas 1% da área, no leste.
A Região Hidrográfica Tocantins-Araguaia corresponde a 10,8% do território brasileiro, abrangendo seis estados: Goiás, Tocantins, Pará, Maranhão, Mato Grosso e Distrito Federal. Na Região, estão presentes os biomas Floresta Amazônica, ao norte e noroeste, e Cerrado nas demais áreas. A precipitação média anual na região é bem menor do que a média nacional. Possui grande potencial turístico: pesca esportiva, turismo ecológico, praias fluviais, a maior ilha fluvial do mundo (Ilha do Bananal), o polo turístico de Belém, o Parque Estadual do Jalapão (TO) e o Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros (GO), reconhecido pelas belas cachoeiras. Na Região Tocantins, com uma extensão de 2.600 km, o rio Araguaia abriga a maior ilha fluvial do mundo, a Ilha do Bananal. O rio Tocantins nasce no Planalto de Goiás, a cerca de 1000 m de altitude, sendo formado pelos rios das Almas e Maranhão, e com extensão total aproximada de 1.960 km até a sua foz no Oceano Atlântico. Os principais afluentes – seu principal tributário é o rio Araguaia (2.600 km de extensão), onde se encontra a Ilha do Bananal, maior ilha fluvial do mundo (350 km de comprimento e 80 km de largura).
Paraná: A Região Hidrográfica Paraná ocupa 10% do território brasileiro, abrangendo sete estados: São Paulo, Paraná, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Goiás, Santa Catarina e Distrito Federal. É a região mais populosa e de maior desenvolvimento econômico do país. Por isso, possui as maiores demandas por recursos hídricos, tendo como destaque o uso industrial. É também a região com maior área irrigada e maior aproveitamento do potencial hidráulico disponível. É a segunda maior bacia hidrográfica do Brasil e o maior potencial hidrelétrico instalado. É uma sub-bacia da bacia do rio da prata, que no território brasileiro é a bacia do Paraná. É importante identificar seus afluentes: do Norte para o sul, com drenagem endorreica rio Paranaíba, rio Grande, rio Tietê e rio Paranapanema. No rio Paraná está a principal hidrovia brasileira, a hidrovia Tietê-Paraná, que por ser um rio de planalto, possui sistemas de eclusas (elevadores d’agua). Ela liga as regiões industriais produtoras de São Paulo aos mercados dos parceiros do Mercosul.
São Francisco: A Região Hidrográfica São Francisco ocupa 7,5% do território brasileiro, abrangendo sete estados: Bahia, Minas Gerais, Pernambuco, Alagoas, Sergipe, Goiás e Distrito Federal. A precipitação média anual na RH São Francisco é muito abaixo da média nacional, apresentando frequentes situações de escassez de água. Entretanto, a RH tem importante papel na geração de energia para a região nordeste do país. O São Francisco é um dos mais importantes rios do Brasil por vários motivos. Entre eles: é o segundo potencial hidrelétrico instalado do país, abastece grandes centros do agronegócio, destacadamente Juazeiro (Ba) e Petrolina (Pe), importantes centros regionais e concentrados na fruticultura. O sertão pernambucano e baiano são grandes produtores de manga, maracujá, goiaba entre uma grande variedade. A história da colonização do país e do bandeirantismo estão ligadas a ele. O “Velho Chico” era chamado de rios dos currais, devido à grande atividade pecuária realizada às suas margens no sertão. Também chamado de rio da integração nacional, pois desde as atividades do bandeirantismo o principal meio de ligação e transporte dentro do continente entre o nordeste e o sudeste do país.
Quando falar das 3 importantes bacias hidrográficas de Goiás é sé lembrar de PATOS
Paranã
Tocantins/ Araguaia
São Francisco
O concurseiro goiano quer PAS -
Paraná, Araguaia/Tocantins, São Francisco
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo