A metformina é um agente antidiabético de uso oral, derivado...
A metformina é um agente antidiabético de uso oral, derivado da guanidina. Ao contrário das sulfamidas, a metformina não estimula a secreção de insulina, não tendo, por isso, ação hipoglicemiante em pessoas não-diabéticas. Em diabéticos, a metformina reduz a hiperglicemia, sem o risco de causar acidentes hipoglicêmicos. Assim sendo, a forma correta de administração oral da metformina é:
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
Vamos analisar a questão sobre a administração da metformina, um medicamento utilizado no tratamento do diabetes tipo 2.
A alternativa correta é a D - Junto com Alimentos.
Tema central: A questão aborda a administração correta da metformina, um agente antidiabético que ajuda a controlar os níveis de glicose no sangue. O conhecimento necessário envolve a compreensão da farmacologia da metformina, incluindo sua absorção e os efeitos no trato gastrointestinal.
Justificativa para a alternativa correta:
A metformina deve ser administrada junto com alimentos para minimizar possíveis efeitos colaterais gastrointestinais, como náuseas e desconforto abdominal. Isso acontece porque a presença de alimentos no estômago ajuda a reduzir a irritação gástrica que a metformina pode causar.
Por que as outras alternativas estão incorretas:
A - Com suco: Tomar metformina com suco não oferece qualquer vantagem em relação aos efeitos adversos gastrointestinais e não é uma prática comum recomendada.
B - Em jejum: A administração em jejum pode aumentar a irritação do trato gastrointestinal, tornando os efeitos adversos mais pronunciados.
C - Com bastante água: Embora seja importante ingerir água suficiente ao tomar qualquer medicamento, a água por si só não ajuda a mitigar os efeitos adversos gastrointestinais da metformina, diferentemente dos alimentos.
E - Com refrigerante: Assim como o suco, o refrigerante não é recomendado devido ao potencial de interação com a metformina e também por não ajudar a reduzir os efeitos colaterais gastrointestinais.
Esperamos que esta explicação aumente sua compreensão sobre o tema e sua confiança para responder questões semelhantes no futuro. Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo