Referente à Revolução de 1930 e ao estado de Goiás, informe...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q1940942 História e Geografia de Estados e Municípios
Referente à Revolução de 1930 e ao estado de Goiás, informe se é verdadeiro (V) ou falso (F) o que se afirma a seguir e assinale a alternativa com a sequência correta.
( ) Foi uma revolução popular formada pela classe trabalhadora que visava à defesa de seus direitos trabalhistas.
( ) Tratava-se de uma revolução política feita por grupos heterogêneos da classe dominante com a finalidade de atender seus objetivos.
( ) A revolução estava relacionada ao desenvolvimento do que seria a nova capital de Goiás e a atração de pessoas para residirem naquele local.
( ) Foi um movimento social que reivindicava melhorias políticas e crescimento da democracia e teve uma grande participação popular.
Alternativas

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

A revolução de 30, não se operou, imediatamente, no campo social, mas no campo político.Não foi uma revolução popular, nem se quer uma revolução de minorias com objetivos sociais. Foi portanto, uma revolução feita por grupos heterogêneos da classe dominante descontente (Minas e Rio Grande do Sul), de militares (Grupos tenentista) e das classes médias, sem uma ideologia determinada.

OBS:

O GOVERNO DE PEDRO LUDOVICO: O LUDOVIQUISMO Compreender a política goiana na década de 30 é compreender a era Vargas e seu emblemático correligionário Pedro Ludovico. Pedro Ludovico formou-se médico em Goiás, na cidade de Rio Verde exerceu a profissão e se envolveu na vida política; era oposição ao partido democrata de Caiado. Quando descobriu os planos de Caiado, para tomar o triângulo mineiro, ele vai para Minas Gerais, arregimenta um pequeno exército particular de jagunços e prepara a tomada de Rio Verde. Entrou em combate com a milícia de Caiado e foi derrotado. Enquanto era removido, recebe a notícia da Revolução da Aliança Liberal (o partido de Vargas) e é nomeado interventor estadual por Vargas. OBS: Vargas tinha um projeto ambicioso de colonização do atual território do centro Oeste e da Amazônia. Lançou a “Marcha para o Oeste” e estimulou políticas de ocupação e modernização de Goiás. Uma das políticas mais emblemáticas desta época foi a criação da colônia agrícola de Ceres, Rialma, Rubiataba e Carmo do Rio Verde e sem dúvida a mais importante foi a construção de Goiânia. Nas políticas de infraestrutura e integração ao território nacional, destaca-se a estrada de ferro Goiás, que beneficiou principalmente os ruralistas da região sul. Ainda foi o responsável for trazer para Goiás a infraestrutura de energia elétrica e a instituição do salário mínimo para Goiás.

A MARCHA PARA O OESTE E A CONSTRUÇÃO DE GOIÂNIA Este é um dos cinco assuntos mais cobrados nos concursos sobre a história e geografia de Goiás, então fique muito ligado, que certamente será abordado na sua prova. Getúlio Vargas lançou o projeto Marcha para o Oeste, para estimular a colonização o Centro Oeste, que naquela época era a “fronteira agrícola da década de 30”, e foram criadas colônias: uma no Mato Grosso, a colônia de Dourados, e outra ao norte de Goyas, a colônia de Ceres, ou CANG (Colônia agrícola nacional de Goiás). É importante lembrar que a ideia das colônias era reproduzir o modelo de povoamento, como foi o europeu ao sul do Brasil, com criação de pequenas propriedades de origem familiar, voltadas para o autossustento e produção de alimentos, um modelo bem diferente do agronegócio que domina hoje a região. A construção de Goiânia foi o auge da Marcha para o Oeste. Para sua construção foi designada uma comissão para averiguar uma localidade adequada para uma nova capital. Vários foram os motivos que levaram ao empreendimento, e aos projetos liderados por Pedro Ludovico, por exemplo, as ideias sanitaristas, motivos econômicos e políticos.

Estratégia.

GAB A

Foi uma revolução popular formada pela classe trabalhadora que visava à defesa de seus direitos trabalhistas. Errada. Foi uma revolução política.

Tratava-se de uma revolução política feita por grupos heterogêneos da classe dominante com a finalidade de atender seus objetivos. Correta. Políticos como os militares e antigos grupos da oligarquia.

A revolução estava relacionada ao desenvolvimento do que seria a nova capital de Goiás e a atração de pessoas para residirem naquele local. Correta. Foi nomeado o interventor Pedro Ludovico Teixeira em Goiás pelo Presidente Getúlio Vargas e uma das suas missões era a transferência da capital de Goiás para um novo loval.

Foi um movimento social que reivindicava melhorias políticas e crescimento da democracia e teve uma grande participação popular. Errada. Não foi um movimento social, foi um golpe de Estado pelo militar Getúlio Vargas e não houve democracia neste caso nem tampouco participação do povo.

Por isso, GABARITO DA QUESTÃO É a letra "A"

A REVOLUÇÃO DE 1930 EM GOIÁS Noções Gerais A Revolução de 1930, embora sem raízes próprias em Goiás, teve uma significação profunda para o Estado. É o marco de uma nova etapa histórica. Esta transformação não se operou imediatamente no campo social, mas no campo político. Não foi popular, nem sequer uma revolução de minorias com objetivos sociais. A consciência social não havia atingido tal ponto e faltava organização de classe. Foi feita por grupos heterogêneos da classe dominante descontente em Minas Gerais e Rio Grande do Sul, de militantes tenentistas e das classes médias, sem uma ideologia determinada e coerente, aglutinados por sua repulsa à ordem política estabelecida na República Oligárquica. A Revolução não provocou muita mudança social, mas sem dúvida trouxe uma renovação política, com transformações profundas e decisivas no estilo de governo, que buscou decididamente o desenvolvimento. Ocorreu a construção de Goiânia.

https://www.institutogaleno.com.br/arquivos/apoio/aula/362/apostila-histaria-e-geografia-de-goias-3141020.pdf

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo