Com o decaimento da mineração, surgiram a agricultura de su...
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
OBS:
Pecuária: Era a principal atividade complementar da colônia, pois fornecia carne, couro e transporte. Era realizada mais ao interior do território brasileiro, onde encontrou a vegetação da Caatinga (no nordeste) e o Cerrado (quase todo interior brasileiro ocupado na época). A pecuária desenvolveu-se principalmente nas regiões de cerrado por suas sempre verdes pastagens naturais. E uma coisa diferenciava fundamentalmente a pecuária das outras atividades: O uso de mão de obra livre, normalmente indígena. O vaqueiro, como era chamado, recebia sua remuneração em filhotes das crias.
A pecuária desenvolveu-se paralelamente com a mineração, com o surgimento de grandes propriedades fornecedoras de carne, couro e animais às regiões mineradoras. Com a queda da produção aurífera a atividade pecuária se desenvolveu e tornou-se a mais importante do estado. A sociedade oligárquica (dominada por poucos) e patriarcal desenvolveu-se ao redor do gado, que tinha mão de obra predominantemente formada por vaqueiros livres.
A característica básica do século XIX foi a transição da economia extrativa mineral para a agropecuária, os esforços continuados do império em estabelecer tal economia acabaram se esbarrando, nas restrições legais que foram impostas inicialmente, como forma de coibir tais atividades, a exemplo da taxação que recaía sobre os agricultores, e também em outros fatores de ordem econômica, como a inexistência de um sistema de escoamento adequado, o que inviabilizava as exportações pelo alto custo gerado, e cultural, onde predominava o preconceito contra as atividades agropastoris, já que a profissão de minerador gerava status social na época.
Desse modo a agricultura permaneceu orientada basicamente para a subsistência em conjunto com as trocas intra regionais, já a pecuária se potencializou devido à capacidade do gado em se mover até o destino e a existência de grandes pastagens naturais em certas localidades, favorecendo a pecuária extensiva. Nesse sentido, os pecuaristas passam a atuar de forma efetiva na exportação de gado fornecendo para a Bahia, Rio de Janeiro, Minas Gerais, e Pará. Gabarito E
Motivos que levaram ao avanço da agropecuária:
- O gado não necessitava de estradas, locomoviam-se por trilhas e campos até o local do abatimento;
- Pastagem natural abundante;
- Pequeno investimento e o rebanho se multiplica naturalmente;
- Sem necessidade de mão de obra intensiva.
Sobre a alternativa B:
o território goiano apresenta a típica vegetação do Cerrado. Arbustos altos e árvores de galhos retorcidos de folha e casca grossas com raízes profundas formam boa parte da vegetação.
Sobre a alternativa C:
Ao contrário das áreas de caatinga do Nordeste brasileiro, o subsolo do cerrado apresenta água em abundância, embora o solo seja ácido, com alto teor de alumínio, e pouco fértil.
Motivos que levaram ao avanço na pecuária
- O isolamento provocado pela falta de estradas e de precária navegação que impedia o desenvolvimento de uma agricultura comercial;
- O gado não necessitava de estradas;
- Existência de pastagem natural abundante;
- O investimento era pequeno e o rebanho se multiplica naturalmente;
- Não necessita de uso de mão de obra intensiva, como na mineração.
Alternativa E
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo