Com relação à visita domiciliar enquanto instrumental técni...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q1169630 Serviço Social
Com relação à visita domiciliar enquanto instrumental técnico-operativo do Serviço Social, assinale a alternativa incorreta.
Alternativas

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

A resposta da questão requer a leitura do artigo de Silva e Moura (2016), no qual, as autoras estabelecem uma reflexão sobre a visita domiciliar enquanto instrumental técnico-operativo do Serviço Social. Vamos analisar as alternativas:

A – Correta. De acordo com Freitas e Freitas (apud SILVA E MOURA, 2016, p.112), a visita domiciliar expressa a “valorização do local do núcleo físico do grupo.” Uma vez que “permite uma observação dinâmica do indivíduo na relação com seu meio social: padrões culturais (usos e costumes) e atendimento da necessidade básica de abrigo e segurança”.

B – Correta.  Silva (apud SILVA E MOURA, 2016, p. 112) reafirma a importância da visita domiciliar, pois, assim, “o assistente social consegue aproximar-se do vivido e do cotidiano do usuário, observando as interações familiares, a vizinhança, a rede social e os recursos institucionais mais próximos”.

C – Incorreta. A visita domiciliar surge como um instrumento de controle e de tutela da população. Logo, a relação entre a população e os profissionais era uma relação em que prevalecia a noção de inferioridade e superioridade. Atualmente, compreende-se que este deve ser usado para conhecer o modo de vida da população e apreender as suas necessidades e demandas, assegurando o acesso aos direitos sociais (SILVA E MOURA, 2016, p. 114).

D – Correta. Conforme Silva e Moura (2016, p. 113),” a visita domiciliar pode ser utilizada com várias finalidades. Seja para elaboração do estudo social, para fazer a busca ativa dos usuários, para dar retornos e agilizar o encaminhamento de procedimentos institucionais, para realizar o acompanhamento ou para estimular a adesão aos serviços”.

E – Correta. A utilização da visita domiciliar deve ser criteriosa e programada com objetivos claros que devem ser informados aos usuários, posto que é uma “interferência direta no espaço privado dos sujeitos e, na medida do possível, estes devem ser comunicados de sua realização” (SILVA E MOURA, 2016, p. 117).

Vamos, então, analisar as alternativas:

A, B, D e E – Incorretas. As alternativas apresentam um conteúdo de acordo com o texto.

C – Correta. A alternativa está incorreta, conforme pede a questão.

Gabarito: C

Referência:

SILVA, M. S. da S.; MOURA, R. R. Considerações sobre a visita domiciliar: instrumento técnico-operativo do Serviço Social. In: LAVORATTI; COSTA (Org.). Instrumentos técnico-operativos no Serviço Social: um debate necessário. Ponta Grossa: Estúdio Texto, 2016.

GABARITO C

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo