Caso se deseje aquecer uma amostra de gás natural,
- Gabarito Comentado (1)
- Aulas (4)
- Comentários (4)
- Estatísticas
- Cadernos
- Criar anotações
- Notificar Erro
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
Pensando nas fórmulas e interpretando-as:
ΔU em situação de P constante (isobárica) sabemos que a ΔU = Q-W , Q = ΔU + W
ΔU em situação de V constante (Isocórica) sabemos que ΔU = Q
Nesse caso uma parte da energia em P constante é perdida em trabalho (+w) , que nesse caso é de expansão ou seja o sistema exerce trabalho sobre a vizinhança!
Gab. B
A capacidade calorífica em pressão constante é MAIOR do que em volume constante, isso porque em pressão constante nem todo o calor fornecido é usado para aumnetar a temperatura: parte volta à vizinhança como trabalho de expansão.
C =q/ΔT é maior (porque ΔT é menor) do que em volume constante (quando toda energia é usada para aumentar a temperatura do sistema.
Logo:
Será necessária maior quantidade de calor se o aquecimento for realizado a pressão constante que se ele for realizado a volume constante, porque, a pressão constante, o sistema realizará trabalho sobre as vizinhanças.
gabarito B
A volume constante, todo calor fornecido para o sistema é transformado em variação da energia interna. Por outro lado, à pressão constante, nota-se pela equação da entalpia (ΔH = ΔU+P.ΔV) que parte do calor fornecido é transformado em energia interna (ΔU) e a outra parte em realização de trabalho (P.ΔV). Vale lembrar que ΔU modifica a temperatura do sistema, enquanto que a energia gasta na forma de trabalho não influi na temperatura. Desta forma, podemos dizer que o calor necessário para produzir um mesmo ΔT é maior à pressão constante do que a volume constante.
Cp = Cv + n x R
Como se vê, Cp é maior que Cv, pois corresponde à soma Cv+n.R
À pressão constante, o aumento da temperatura causa a expansão do volume, ou seja, o sistema realiza trabalho sobre a vizinhança. Logo precisa de maior quantidade de calor comparado ao volume constante, pois parte desse calor será perdido na conversão em trabalho de expansão.
Quando o volume é constante não existe trabalho, portanto não tem perda de calor em forma de expansão. Logo se gasta menos calor.
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo