Chamamos de antônimos os nomes que apresentam significado ...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q750552 Português

Texto para as questão

Texto III

Afinal, o que é ética?

Você certamente já deve ter ouvido falar em ética.

Por exemplo, quando ouvimos falar em “Conselho de Ética” do Senado, que é quando um grupo de dirigentes se reúne para julgar se as ações de outro político foram adequadas ou não. ou então quando o assunto é clonagem humana, há uma grande polêmica sobre ética (ou sua falta). Mas afinal, o que é ética?

A palavra “ética” vem do grego e significa o “modo de ser”, “caráter”. Na prática, a ética é a harmonia entre a conduta do indivíduo e os valores da sociedade. Se todo mundo agisse eticamente, em todas as situações, ninguém seria prejudicado. Nesse sentido, embora não deva ser confundida com as leis, ela está relacionada com a justiça social. 

Diferentemente do que muitos imaginam, as pessoas têm de lidar com questões éticas a todo momento: aquele que encontra uma carteira cheia de dinheiro e a devolve ao dono; a pessoa que, no transporte público, dá seu lugar a idosos, deficientes físicos, mulheres grávidas ou com crianças decolo; aqueles que sempre jogam lixo nos lugares apropriados; aquele que, se o caixa do supermercado der o troco a mais, devolve o dinheiro... todos são exemplos de atitudes éticas, que fazem bem à comunidade, protegem seus membros mais vulneráveis e garantem, enfim, um funcionamento harmonioso e justo entre as pessoas. 

(Gilberto Dimenstein, O Cidadão de Papel)

Chamamos de antônimos os nomes que apresentam significado contrário ao de uma outra palavra. Considerando o trecho “aquele que sempre joga lixo nos lugares apropriados”, temos o seguinte antônimo para a palavra “apropriados”.
Alternativas