Carlos, que trabalha na área de segurança do TRT da Bahia, p...
- registrar as tentativas de acesso aos serviços habilitados no computador;
- bloquear o envio para terceiros de informações coletadas por invasores e códigos maliciosos;
- bloquear as tentativas de invasão e de exploração de vulnerabilidades do computador e possibilitar a identificação das origens destas tentativas;
- analisar continuamente o conteúdo das conexões, filtrando diversos tipos de códigos maliciosos e barrando a comunicação entre um invasor e um código malicioso já instalado;
- evitar que um código malicioso já instalado seja capaz de se propagar, impedindo que vulnerabilidades em outros computadores sejam exploradas.
Carlos se referia em sua palestra a um
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
A alternativa correta é a D - firewall pessoal.
Vamos agora entender o porquê desta resposta ser a correta e porque as demais estão incorretas.
Primeiramente, vamos falar sobre o tema central abordado na questão: a segurança de redes. Carlos, que é especialista em segurança, destacou a importância de mecanismos adicionais ao antimalware para proteger o computador contra diversas ameaças que podem vir pela rede. Os antimalwares são ferramentas poderosas, mas possuem limitações no que diz respeito à prevenção de ataques em tempo real, especialmente aqueles que exploram vulnerabilidades através da rede.
O mecanismo recomendado por Carlos deve ser capaz de:
- Registrar tentativas de acesso aos serviços habilitados no computador;
- Bloquear o envio de informações coletadas por invasores;
- Bloquear tentativas de invasão e exploração de vulnerabilidades;
- Analisar continuamente o conteúdo das conexões;
- Evitar a propagação de códigos maliciosos.
Essas características são típicas de um firewall pessoal. Um firewall é um sistema que monitora e controla o tráfego de rede de entrada e saída com base em regras de segurança predefinidas. Ele atua como uma barreira entre uma rede confiável e outra não confiável, como a Internet.
Agora, vamos discutir as alternativas incorretas:
A - antivírus de última geração:
Embora um antivírus moderno possa ter funcionalidades avançadas, ele não é projetado especificamente para monitorar e controlar o tráfego de rede em tempo real como um firewall. O foco principal de um antivírus é detectar e remover malware que já está presente no sistema, não necessariamente prevenir ataques de rede.
B - filtro de bloqueio de antispam:
Filtros de antispam são utilizados para bloquear emails indesejados ou maliciosos. Eles não têm a capacidade de monitorar o tráfego de rede geral ou impedir a exploração de vulnerabilidades em um computador.
C - sistema de criptografia:
Um sistema de criptografia protege os dados ao codificá-los, tornando-os ilegíveis para qualquer pessoa que não tenha a chave de decriptação. Embora seja crucial para a segurança dos dados, a criptografia não monitora ou controla o tráfego de rede, nem impede ataques baseados na rede.
E - sistema de proteção de redes sem fio:
Este tipo de sistema é específico para a proteção de redes sem fio contra acessos não autorizados. Enquanto eles são importantes para garantir que apenas usuários autorizados acessem a rede, eles não oferecem todas as funcionalidades mencionadas na questão, como o bloqueio de tentativas de invasão e o registro de tentativas de acesso.
Portanto, a resposta correta é a alternativa D - firewall pessoal, pois é o único mecanismo capaz de oferecer todas as funcionalidades de segurança mencionadas por Carlos na palestra.
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
(...) registrar as tentativas de acesso (...) - vc mata a questão...
Gabarito D
Se a zona protegida se limita ao computador no qual o firewall está instalado, trata-se de um firewall pessoal (firewall pessoal).
Assim, um firewall pessoal permite controlar o acesso à rede das aplicações instaladas na máquina, e nomeadamente impedir os ataques do tipo Cavalo de tróia, ou seja, programas prejudiciais que abrem uma brecha no sistema para permitir um controlo à distância da máquina por um pirata informático. O firewall pessoal permite, com efeito, localizar e impedir a abertura não solicitada por parte de aplicações não autorizadas a ligar-se.
"Retroceder Nunca Render-se Jamais !"
Força e Fé !
Fortuna Audaces Sequitur !
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo