Em referência à análise do discurso do texto 1, em função d...
I. Função expressiva ou emotiva: a subjetividade impera no texto, haja vista as colocações: “A Modalidade de Oferta da Educação Básica do Ensino Rural possui identidade própria” e “a obrigatoriedade da oferta da educação infantil”.
II. Função conativa ou apelativa: o receptor é o foco da mensagem, sendo estimulado e provocado durante a leitura, para tanto, utiliza-se de 2ª pessoa do singular na confecção do texto. III. Função referencial, informativa ou denotativa: em que o assunto da mensagem é exposto de forma clara e objetiva, a exemplo de: “Em 2006 o Sistema de Ensino foi reformulado e tornou obrigatória oferta a de ensino fundamental completo para as clientelas urbana e rural”.
Estão corretas as afirmativas:
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
GABARITO: C
- Referencial (ou denotativa ou informativa): Centrada no contexto/referente, é a mais “neutra” em relação ao modo como as informações são transmitidas. Linguisticamente, é marcada pela impessoalidade. O objetivo é tratar de um “outro”, de um terceiro. (GABARITO)
- Apelativa (ou conativa): Centrada no receptor. Busca agir sobre quem recebe a mensagem, de modo a modificar algum comportamento (fazer, deixar de fazer; convencer). Linguisticamente, é marcada pela forma imperativa e por recursos expressivos como exclamações (e entonações).
- Expressiva (ou emotiva): Centrada no emissor. É subjetiva e expressas estados interiores (emoções ou sentimentos, por exemplo). Linguisticamente, é marcada pelo uso de primeira pessoa e de adjetivação.
- Poética: Centrada na mensagem. Explora recursos linguísticos com fins expressivos e estéticos, trabalhando sobre a forma.
- Fática: Centrada no canal. É um recurso para manter a comunicação ativa, sendo evidente quando se busca consolidar o contato.
- Metalinguística: Centrada no código (em nosso caso, na língua portuguesa).
FONTE: Professor Bruno Pilastre / GRAN CURSOS ONLINE
gabarito : c função denotativa ou informativa pois o objetivo é informar
A função conativa é facilmente identificada, pois sua linguagem é organizada para influenciar e persuadir o destinatário, fazendo uso de verbos no imperativo, pronomes na segunda pessoa e vocativos. Essa linguagem é comumente empregada na publicidade, já que sua principal intenção é vender determinado produto ou ideia para um grupo social específico.
Expressiva (ou emotiva): Centrada no emissor. É subjetiva e expressas estados interiores (emoções ou sentimentos, por exemplo). Linguisticamente, é marcada pelo uso de primeira pessoa e de adjetivação.
Poética: Centrada na mensagem. Explora recursos linguísticos com fins expressivos e estéticos, trabalhando sobre a forma.
Fática: Centrada no canal. É um recurso para manter a comunicação ativa, sendo evidente quando se busca consolidar o contato.
Metalinguística: Centrada no código (em nosso caso, na língua portuguesa), quando estamos com alguma dúvida sobre a nossa linguagem.
Como exemplos de metalinguagem podemos citar:
- o autorretrato de um fotógrafo;
- a foto de uma câmera nas propagandas publicitárias;
- a pintura de um artista pintando;
- o filme que descreve sobre o cinema;
- o texto que fala da escrita;
- o desenho de alguém desenhando.
porque o II ta errado?
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo