As técnicas de cromatografia líquida de alta eficiênci...
A figura seguinte representa um cromatograma obtido em uma análise de amostras apreendidas de ecstasy e cocaína, por meio da técnica de CLAE. A identificação dos compostos presentes nas amostras foi realizada por meio da comparação do tempo de retenção dos eluentes com o dos padrões 3,4-MDMA e cocaína, como analitos, e MDA (pico 1), levamisol (pico 2), cafeína (pico 3), benzoielecgonina (pico 4), lidocaína (pico 5), quinina (pico 6) e fenacetina (pico 7), como adulterantes, todos na concentração de 10 µg/mL.
Com base no cromatograma precedente, é correto afirmar que
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
Para responder seria essencial saber se a fase é normal ou reversa...
Considerando a polaridade das substâncias analisadas, conclui-se que é uma cromatografia líquida de fase reversa, na qual a fase móvel é polar e a fase estacionária é apolar. Dessa forma, os compostos com maior polaridade terão menor interação com a fase estacionária e eluirão primeiro, apresentando menor tempo de retenção.
cromatografia normal, parede de silica (polar) eluente apolar
cromatografia reversa, parede de c18 (apolar) e eluente polar
GABARITO LETRA B!
A questão não disse se era cromatografia normal ou reversa. Analisando as alternativas, fica subtendido que se trata de cromatografia reversa.
Cromatografia reversa possui a fase estacionaria (FE) apolar e a fase móvel (FM) polar. Sendo assim, os análitos mais polares serão eluídos mais rapidamente.
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo