Em relação às redes sociais, assinale a alternativa INCORRETA.
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
O tema central da questão é o papel e as características das redes sociais no contexto da comunicação contemporânea. Para resolver a questão, é necessário entender conceitos como personalização, reputação, popularidade e a comparação entre conexões online e off-line.
Alternativa Correta: C
A alternativa C afirma que a popularidade nas redes sociais está mais relacionada aos laços fortes do que aos laços fracos, associando valor à quantidade de conexões. Esta afirmação é incorreta porque, nas redes sociais, a popularidade geralmente está ligada aos laços fracos, que são conexões mais numerosas e superficiais, ao invés de laços fortes, que são mais íntimos e profundos. Portanto, essa alternativa é a incorreta que a questão pede para identificar.
Análise das Alternativas Incorretas:
A - Esta alternativa está correta ao afirmar que as redes sociais permitem a personalização e ampliam a expressão e conectividade, o que é uma característica fundamental dessas plataformas.
B - A alternativa está correta ao afirmar que a reputação em redes sociais não depende apenas do número de leitores de um blog, mas sim das qualidades percebidas pelos membros da rede, um entendimento válido e comum sobre reputação online.
D - Correta, pois afirma que as conexões em redes sociais não são iguais às off-line. As interações online são muitas vezes mais amplas, mas menos profundas, comparadas às interações físicas.
Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
Está invertido. Na verdade é "laços fracos do que com laços fortes".
É issaí...
Popularidade é ter 5000 "amigos" (laços fraquíssimos) no Facebook e postar: "Gente, como esse perfil lotou estou abrindo outro"
kkk
"Laços fortes são aqueles que se caracterizam pela intimidade, pela proximidade e pela intencionalidade em criar e manter uma conexão entre duas pessoas. Os laços fracos, por outro lado, caracterizam-se por relações esparsas, que não traduzem proximidade e intimidade. Laços fortes constituem-se em vias mais amplas e concretas para as trocas sociais, enquanto os fracos possuem trocas mais difusas11. Granovetter (1973 e 1983) também chama a atenção para a importância dos laços fracos, como estruturadores das redes sociais. Afinal, são eles que conectam os grupos, constituídos de laços fortes, entre si. Laços fracos, assim, seriam fundamentais pois são aqueles que conectam os clusters nas redes sociais." (RECUERO, p. 41)
"A popularidade também é um valor mais relacionado com os laços fracos do que os laços fortes. Isso porque para a percepção do valor é associada à quantidade de conexões e não à qualidade das conexões" (RECUERO p. 112)
Fonte: Redes Sociais na internet. Raquel Recuero
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo