Gerir os riscos refere-se a, dentre outros, gerenciar os ris...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q2116270 Administração Geral
Gerir os riscos refere-se a, dentre outros, gerenciar os riscos críticos. Os riscos críticos, ou seja, aqueles com potencial de impacto significativo nas operações e nos resultados, devem ser avaliados com precisão e os respectivos planos de mitigação devem ser monitorados. Como boa prática, o reporte acerca desses riscos deve ser: 
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

Para resolução da questão em análise, faz-se necessário o conhecimento em gestão de riscos.

Diante disso, vamos a uma breve explicação.

A gestão de riscos serve para identificar e entender os riscos e manter as instâncias responsáveis informadas, para que as respostas aos riscos sejam apropriadas. Para isso, a organização precisa implantar estrutura de gestão de riscos adequada às suas necessidades, definir o processo de gestão de riscos e integrá-lo à gestão e à tomada de decisão, garantindo a alocação de recursos e a existência dos canais de comunicação necessários (ABNT, 2018).

Nesse sentido e conforme referencial básico de governança organizacional, Os riscos críticos (aqueles com potencial de impacto significativo nas operações e nos resultados) devem ser avaliados com precisão e os respectivos planos de mitigação devem ser monitorados. WALKER (2011) evidenciou como boa prática que o reporte acerca desses riscos deve ser:

  • adaptado às necessidades da organização;
  • realizado de forma rotineira e com frequência definida;
  • encaminhado diretamente a todos os membros das instâncias internas de governança, de forma independente da administração executiva;
  • confiável e suficientemente detalhado para informar à liderança acerca dos riscos críticos, mas simplificado de forma a não exagerar na quantidade de riscos considerados críticos;
  • completo, englobando atualizações acerca dos planos de resposta a esses riscos.

Posto isso, vamos à análise das alternativas.

A) Errado. Não refere-se a algum dos itens de como o reporte acerca desses riscos deve ser.

B) Errado. Não refere-se a algum dos itens de como o reporte acerca desses riscos deve ser.

C) Errado. Não refere-se a algum dos itens de como o reporte acerca desses riscos deve ser.

D) Correto. Ser confiável e suficientemente detalhado para informar à liderança acerca dos riscos críticos, mas simplificado de forma a não exagerar na quantidade de riscos considerados críticos refere-se a como o reporte de riscos deve ser.

E) Errado. Não refere-se a algum dos itens de como o reporte acerca desses riscos deve ser.

Gabarito do Professor: Letra “D".


Fonte: Referencial Básico de Governança Organizacional- para organizações públicas e outros entes jurisdicionados ao TCU-3ª Edição, 2020.

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

D

Gerir os riscos é uma atividade crítica para o sucesso de qualquer organização, e isso inclui a identificação, avaliação, mitigação e monitoramento de riscos críticos, que têm potencial de impacto significativo nas operações e nos resultados da organização. É importante que o reporte desses riscos seja confiável e suficientemente detalhado para informar a liderança da organização, mas ao mesmo tempo deve ser simplificado o suficiente para não exagerar na quantidade de riscos considerados críticos e prejudicar a tomada de decisão. O reporte dos riscos críticos também deve ser adaptado às necessidades da organização e realizado com frequência adequada para que a liderança possa agir prontamente para mitigar esses riscos.

GAB D

De acordo com o TCU (2020), os Riscos Críticos são aqueles com potencial de impacto significativo nas operações e nos resultados. Esse tipo de risco de risco deve ser avaliado com precisão e os respectivos planos de mitigação devem ser monitorados.

O TCU (2020), citando Walker (2011), evidenciou como boa prática que o reporte acerca desses riscos deve ser:

  1. adaptado às necessidades da organização.
  2. realizado de forma rotineira e com frequência definida.
  3. encaminhado diretamente a todos os membros das instâncias internas de governança, de forma independente da administração executiva.
  4. confiável e suficientemente detalhado para informar à liderança acerca dos riscos críticos, mas simplificado de forma a não exagerar na quantidade de riscos considerados críticos.
  5. completo, englobando atualizações acerca dos planos de resposta a esses riscos.

Bons estudos.

A) encaminhado diretamente a pelo menos um membro das instâncias externas de governança, de forma independente da administração executiva; 

"encaminhado diretamente a todos os membros das instâncias internas de governança..."

B) encaminhado indiretamente a todos os membros das instâncias internas de governança por meio da administração executiva;

"encaminhado diretamente a todos os membros das instâncias internas de governança.."

C) adaptado às necessidades da organização e realizado de forma não rotineira e com frequência indefinida para não haver risco de fraude;

"realizado de forma rotineira e com frequência definida"

D) confiável e suficientemente detalhado para informar à liderança acerca dos riscos críticos, mas simplificado de forma a não exagerar na quantidade de riscos considerados críticos; 

E) confiável, e por isso mesmo pouco detalhado, para informar à liderança acerca dos riscos críticos, sem limitar a quantidade de riscos considerados críticos.

"confiável e suficientemente detalhado para informar à liderança acerca dos riscos críticos, mas simplificado de forma a não exagerar na quantidade de riscos considerados críticos".

De novo fui pela lógica kk

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo