O revestimento asfáltico possui vários tipos de patologias, ...
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
A patologia mostrada na figura é conhecida como trincas do tipo “couro de jacaré”, que é um quadro de fissuras interligadas de pequena profundidade.
É uma patologia muito comum em pavimentos asfálticos (ver figura) causada normalmente pelo esforço repetitivo (fadiga) das cargas de tráfego,
Fonte: DNIT 005/2003.
De acordo com Bernucci et al. (2008), as trincas do tipo “couro de jacaré” podem ter causas diversas, dentre elas:
"ação da repetição de cargas do tráfego; ação climática – gradientes térmicos; envelhecimento do ligante e perda de flexibilidade seja pelo tempo de exposição seja pelo excesso de temperatura na usinagem; compactação deficiente do revestimento; deficiência no teor de ligante asfáltico; subdimensionamento; rigidez excessiva do revestimento em estrutura com elevada deflexão; reflexão de trincas de mesma natureza; recalques diferenciais; entre outros";
Gabarito do Professor: Letra B.
Comentando as demais alternativas:
A) Patologia típica de desgaste superficial (ver figura) é causado pela desprendimento progressivo de agregados da superfície e/ou intemperização de ligante.
Fonte: Banco de Imagens Research Gate
C) Patologia típica de corrugação (ver figura), oriunda de regiões de elevada aceleração e desaceleração.
Fonte: Banco de Imagens Research Gate
D) A exsudação (ver figura) é causada pela presença excessiva de ligante asfáltico em sua superfície.
Fonte: Banco de Imagens Research Gate
E) O pavimento foi feito para suportar as cargas de tráfego sem apresentar trincas, ou seja, não a uso inadequado do pavimento.
DNIT – Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (2009). DNIT 005/2003 – TER – Defeitos nos pavimentos flexíveis e semirrígidos - Terminologia. Rio de Janeiro, 2003.
BERNUCCI, L. B.; MOTTA, L. M. G.; CERATTI, J. A. P.; SOARES, J. B. Pavimentação asfáltica: formação básica para engenheiros. Rio de Janeiro, v. 504, p. 27, 2008.
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo