Analise: “ele deixou um promissor emprego em uma das princi...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q1826083 Português

Leia o texto para responder a questão.


Jeff Bezos: o CEO da Amazon que redefiniu o varejo agora quer te levar para o espaço

Saiba quem é o homem mais rico do mundo, dono da Amazon e que investe mais de um bilhão de dólares por ano para explorar o universo


    Quem é Jeff Bezos?

    O homem que desbancou Warren Buffett e Bill Gates e se tornou a pessoa mais rica do mundo é o CEO por trás de mais de 50% das compras online nos EUA: Jeff Bezos. Formado em engenharia elétrica e ciências da computação, ele deixou um promissor emprego em uma das principais gestoras de Wall Street para apostar no futuro da internet. A empresa começou apenas como uma livraria online, mas seu crescimento surpreendente possibilitou que o plano inicial de ser uma grande empresa de tecnologia se tornasse viável.

    Assim, a Amazon abriu seu site para mais produtos e outros vendedores. Posteriormente, expandiu seus negócios para computação na nuvem, leitor de livros digital, streaming de jogos e vídeos online. Com uma fortuna de mais de US$ 100 bilhões, Bezos hoje também investe em outros projetos, como a empresa de exploração espacial chamada Blue Origin e o jornal Washington Post. Pai de quatro filhos, Bezos se separou em 2019 de Mackenzie. Para colocar fim a uma relação de mais de 25 anos, os dois assinaram o divórcio mais caro da história.

    Como começou

    Jeffrey nasceu em Albuquerque, no Novo México, sudoeste dos Estados Unidos. Sua mãe Jacklyn Jorgensen tinha apenas 18 anos e estava no ensino médio quando deu à luz a Jeff. De seu pai biológico, Ted, Jeff não tem nenhuma recordação. Seus pais se separaram após 17 meses juntos, quando o garoto tinha apenas um ano e, desde então, ele não teve mais contato com o pai. Somente em 2012 Ted descobriu que o filho que teve – e abandonou – quando ainda era jovem era o bilionário dono da Amazon. Encontrado e entrevistado por Brad Stone, autor do livro A Loja de Tudo: Jeff Bezos e a Era da Amazon, Ted disse que gostaria de conhecer Jeff, mas que não queria nenhuma ajuda financeira. O encontro nunca ocorreu e Ted faleceu em 2015, aos 70 anos.

    Apesar do abandono, Jeff possui um outro pai. Quando estava com quatro anos, sua mãe se casou com o imigrante cubano Miguel Bezos. Mike, como é conhecido, adotou Jeff e transmitiu seu sobrenome ao enteado logo após o matrimônio, em abril de 1968. Seu pai adotivo chegou aos EUA com 15 anos, quando sua família fugiu da ditadura de Fidel Castro. Miguel não falava inglês e foi acolhido por uma missão católica no estado de Delaware, onde se formou como engenheiro de petróleo. Jeff Bezos considera Mike seu único pai, mas afirmou a revista Wired em 1999 que a “única vez que se lembra sobre isso, de verdade, é quando um médico pede que ele preencha um formulário”. 

    Funcionário da Exxon, Mike foi transferido para Houston, levando toda a família para o Texas. O futuro todo-poderoso da Amazon teve sua infância dividida entre a vida na cidade e a casa de campo de seus avós maternos, em Cotulla, também no Texas. Seu avô Lawrence era o diretor regional da Comissão de Energia Atômica e, ao se aposentar, comprou uma fazenda onde Bezos passaria suas férias. O lugar foi tão marcante para ele, que anos depois, mais velho – e muito mais rico -, ele decidiu comprar terrenos adjacentes e expandir a fazenda dos 100 km2 para mais de 1.200 km2. Após mais uma mudança, o final da adolescência de Bezos foi em Miami, na Flórida, onde trabalhou no McDonald’s e frequentou um programa de ciências da Universidade da Flórida para estudantes do ensino médio. Orador na formatura do colégio, Bezos disse que “gostaria de retirar todas as pessoas da Terra e transformá-la em um grande parque nacional”. Hoje, trinta anos depois, ele está mais próximo disso com sua empresa de exploração espacial, Blue Origin.

    Após sair da escola, Bezos segue o caminho de seu pai e resolve se matricular para cursar Engenharia. Ele é aceito na Universidade de Princeton, onde cursa Engenharia Elétrica e Ciência da Computação. Suas boas notas e bom comportamento abrem portas ao ser convidado a participar de duas fraternidades que exigem excelência acadêmica – Phi Beta Kappa e Tau Beta Pi. Sua liderança lhe garante a presidência do diretório de Princeton de grupo de exploração e desenvolvimento espacial e ele se forma em 1986 com uma das maiores notas da sua turma.

[...] 


Disponível em https://www.infomoney.com.br/perfil/jeff-bezos/

Analise: “ele deixou um promissor emprego em uma das principais gestoras de Wall Street” e assinale a alternativa que classifica corretamente os vocábulos em destaque, respectivamente. 
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

Vamos analisar a questão e entender a classificação dos vocábulos destacados na frase: “ele deixou um promissor emprego em uma das principais gestoras de Wall Street”. A alternativa correta é a Alternativa A: Pronome; substantivo; numeral.

Primeiro, vamos justificar por que a Alternativa A é a correta:

Ele é um pronome. Pronomes são palavras que substituem ou acompanham os substantivos, indicando pessoas do discurso (eu, tu, ele, nós, vós, eles). No caso, "ele" substitui o nome de Jeff Bezos.

Emprego é um substantivo. Substantivos são palavras que designam seres, objetos, sentimentos, estados, qualidades, etc. "Emprego" refere-se a uma ocupação ou trabalho.

Uma é um numeral. Numerais são palavras que expressam quantidade, ordem, fração, etc. "Uma" indica quantidade, no caso, um único elemento.

Agora, vamos ver por que as outras alternativas estão incorretas:

Alternativa B: Substantivo; numeral; artigo.
Ele não é um substantivo, e sim um pronome. Emprego é um substantivo, mas uma não é um numeral, é um artigo indefinido.

Alternativa C: Sujeito; verbo; complementos.
Ele realmente desempenha a função de sujeito na frase, mas não é classificado como sujeito em termos de morfologia, e sim como pronome. Emprego não é um verbo, é um substantivo. Uma não é um complemento, complementos são elementos sintáticos.

Alternativa D: Adjetivo; adjetivo; conjunção.
Ele não é um adjetivo, é um pronome. Emprego não é um adjetivo, é um substantivo. Uma não é uma conjunção, é um artigo indefinido.

Portanto, a análise correta dos vocábulos destacados é: pronome, substantivo e numeral, o que corresponde à Alternativa A.

Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

Pronome; substantivo; numeral.

A questão é de morfologia e quer que classifiquemos os elementos destacados em ele deixou um promissor emprego em uma das principais gestoras de Wall Street” . Vejamos:

 .

A) Pronome; substantivo; numeral. 

Certo. "Ele" é pronome pessoal do caso reto. "Emprego" é um substantivo. "Uma" é um numeral cardinal.

Pronome: palavra variável em gênero, número e pessoa que substitui o substantivo, determina ou o acompanha, indicando-o como pessoa do discurso ou situando-o no espaço e no tempo. São classificados em pessoais, possessivos, demonstrativos, interrogativos, relativos e indefinidos e também podem ser classificados em pronomes adjetivos e pronomes substantivos.

Pronomes pessoais: substituem os substantivos, indicando as pessoas do discurso (1ª pessoa: aquele que fala; 2ª pessoa: aquele com quem se fala; 3ª pessoa: aquele de quem se fala).

Pronomes pessoais do caso reto: exercem a função sintática de sujeito da oração. São eles: eu, tu, ele, nós, vós, eles. Ex.: Eu tenho estudado muito.

Pronomes pessoais do caso oblíquo: exercem a função sintática de complemento nominal, complemento verbal (objeto direto ou indireto), agente da passiva, adjunto adnominal ou adverbial, sujeito de uma oração reduzida. Podem ser átonos (não antecedidos de preposição): me, te, se, o, a, lhe, nos, vos, os, as, lhes; ou tônicos (precedidos por preposição): mim, comigo, ti, contigo, ele, ela, si, consigo, nós, conosco, vós, convosco, eles, elas. Ex.: Entregou-me a encomenda. (complemento do verbo "entregar")

 .

Substantivo: palavra que usamos para nomear seres, coisas e ideias. Por ser variável, apresenta flexões em gênero, número e grau. Dividem-se os substantivos em comuns, próprios, concretos, abstratos, simples, compostos, primitivos, derivados, coletivos.

 .

Numeral: palavra variável que indica uma quantidade exata de pessoas ou coisas ou o lugar que elas ocupam numa série. Refere-se ao substantivo, dando-lhe ideia de número. O numeral pode ser cardinal, ordinal, multiplicativo e fracionário.

 .

B) Substantivo; numeral; artigo.

Errado.

Artigo: é uma palavra que antepomos aos substantivos para dar aos seres um sentido determinado ou indeterminado. Dividem-se os artigos em definidos e indefinidos.

Artigos definidos: determinam de forma precisa os substantivos. São eles: o, a, os, as.

Artigos indefinidos: indeterminam os substantivos, caracterizando-os de forma vaga, imprecisa e generalizada, sem particularizar e individualizar pessoas, objetos ou lugares. São eles: um, uma, uns, umas.

  .

C) Sujeito; verbo; complementos.

Errado.

Sujeito: é o termo sobre o qual o restante da oração diz algo. É o ser do qual se diz alguma coisa.

Ex.: Pessoas inteligentes estudam muito.

Para identificarmos o sujeito, devemos fazer a pergunta “quem?, o quê? ou quê?” ANTES do verbo. Ex.: João vai prestar o concurso da PF. “QUEM” vai prestar o concurso da PF? R.: João (= sujeito)

 .

Verbo: palavra variável que exprime ação, estado, fato ou fenômeno. O verbo é palavra indispensável na organização do período. Dentre as classes de palavras, o verbo é a mais rica em flexões. Com efeito, o verbo reveste diferentes formas para indicar a pessoa do discurso, o número, o tempo, o modo e a voz. Ao conjunto ordenado de flexões ou formas de um verbo dá-se o nome de conjugação. São três os tempos verbais: presente, pretérito (= passado) e futuro. Os modos do verbo são três: indicativo, subjuntivo e imperativo. São formas nominais do verbo: infinitivo, gerúndio e particípio

 .

Há dois tipos de complementos: os complementos verbais (objeto direto e objeto indireto) e o complemento nominal.

 .

D) Adjetivo; adjetivo; conjunção.

Errado.

Adjetivo: palavra variável em gênero, número e grau que expressa qualidade, característica, defeito, origem, estado do substantivo ou de qualquer palavra substantivada.

Conjunção: palavra invariável que une duas orações ou dois termos semelhantes da mesma oração. As conjunções dividem-se em coordenativas e subordinativas. Ex.1: Tristeza e alegria não moram juntas. (Nesse caso, "e" liga duas palavras da mesma oração e é uma conjunção). Ex.2: Os livros ensinam e divertem. (Nesse caso, "e" liga duas orações e é uma conjunção).

 .

Referência: CEGALLA, Domingos Pascoal. Novíssima Gramática da Língua Portuguesa, 48.ª edição, São Paulo: Companhia Editora Nacional, 2008.

 .

Gabarito: Letra A

basta identificar a a palavra emprego como sendo substantivo.

GAB-A

Pronome; substantivo; numeral. 

EU SOU A LENDA!!!

A palavra ''ELE'' já tinha entregado a resposta.

GB \A)

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo