No título do texto “Bem-formada, nova geração chega mal- -e...
Texto para responder à questão.
Bem-formada, nova geração chega mal-educada às empresas, diz filósofo
BBC Brasil – Qual é o papel dos pais para que a busca pelo propósito dos jovens seja mais realista?
Mario Sergio Cortella – Alguns pais e mães usam uma expressão que é “quero poupar meus filhos daquilo que eu passei”. Sempre fico pensando: mas o que você passou? Você teve que lavar louça? Ou está falando de cortar lenha? Você está poupando ou está enfraquecendo? Há uma diferença. Quando você poupa alguém é de algo que não é necessário que ele faça.
Tem coisas que não são obrigatórias, mas são necessárias. Parte das crianças hoje considera a tarefa escolar uma ofensa, porque é um trabalho a ser feito. Ela se sente agredida que você passe uma tarefa.
Parte das famílias quer poupar e, em vez de poupar, enfraquece. Estamos formando uma geração um pouco mais fraca, que pega menos no serviço. Não estou usando a rabugice dos idosos, ‘ah, porque no meu tempo’. Não é isso, é o meu temor de uma geração que, ao ser colocada nessa condição, está sendo fragilizada.
(Disponível em: https://www.bbc.com/portuguese/geral-36959932.)
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
crase sempre e formada antes de substantivos e palavras femininas.
oculta-se o uso da crase antes de verbo e de palavras masculinas.
Letra C
o verbo chegar é intransitivo
LETRA " C" QCONCURSO. NÃO TEM PROFESSOR AQUI NÃO É? PASSANDO INFORMAÇÕES ERRADAS. É A LETRA CCCCCCCCC, ATÉ A BANCA INDICA A LETRA CCCCCCCCCCCCCCC. VERBO CHEGAR REGE A PREPOSIÇÃO aaaaaaaaaaaaaaaaaa NINGUÉM É MALUCO. SEGUIDA DA EXPRESSÃO LOCATIVA ( ÀS EMPRESAS).
C-De acordo com a regência do verbo “chegar” e emprego de artigo definido feminino diante do núcleo do termo por ele regido. Porém a resposta no QC é A, aqui não tem professor ...
No título do texto “Bem-formada, nova geração chega mal- -educada às empresas, diz filósofo”, o sinal indicativo de crase justifica-se:
Análise: ... nova geração chega (aparecer concretamente) às (prep. a + art. def. fem. plural (as)) empresas (subst. fem. plural) mal- -educada ...
a) Por representar a pura preposição que rege um substantivo feminino, formando uma locução adverbial.
Análise: equívocos na afirmação → de que existe unicamente “uma prep. regendo um subst. fem.” → formando uma “locução adverbial”;
b) Por constituir uma locução feminina além da exigência da preposição “a” de acordo com a regência nominal observada.
Análise: equívocos na afirmação → de que existe “locução feminina” além da exigência da prep. (a) de acordo com a regência nominal. → a questão aborda o uso de crase no contexto de uma regência do verbo chegar;
c) De acordo com a regência do verbo “chegar” e emprego de artigo definido feminino diante do núcleo do termo por ele regido.
Análise: quem chega, chega (a) + (prep. a + art. def. fem. plural (as)) → alternativa considerada incorreta p/banca;
d) Considerando que ocorre diante de palavra de sentido indefinido, não havendo especificação quanto a quais empresas a referência é feita.
Análise: nesse caso é defendido o não uso da crase por se tratar de subst. fem. de sentido genérico;
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo