De acordo com a alvenaria estrutural, analise as afirmativas...
( ) Quando a argamassa possui resistência inferior a 30% da resistência dos blocos, a resistência da alvenaria não é comprometida, pois podese considerar que haverá maior influência dos blocos na resistência total.
( ) O projeto pode prever que algumas paredes tenham função estrutural, estas paredes são dimensionadas para suportar parte das cargas decorrentes de lajes.
( ) o graute é um microconcreto (feito com agregados de pequeno diâmetro) e autoadensável (grande fluidez, não precisa de vibração), usado para preenchimento de espaços vazios de blocos. Conforme normalização para alvenarias em blocos cerâmicos, sua resistência deve ser no mínimo igual a resistência do bloco.
( ) Exige-se que os blocos estruturais possuam resistência característica a compressão, fbk, de no mínimo 20Mpa. A resistência é dada em termos da área líquida do bloco.
Assinale:
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
Primeiramente é importante conceituar que a alvenaria consiste em paredes/estruturas confeccionadas por meio da solidarização de blocos e tijolos com argamassa. Elas dividem-se em dois tipos: alvenaria de vedação e alvenaria estrutural.
A alvenaria estrutural, como o próprio nome sugere, é formada por blocos com funções estruturais para resistirem ao seu peso próprio e aos demais esforços da edificação, além de atuarem isolando e fechando ambientes. A NBR 16868 (ABNT, 2020) é a norma técnica brasileira, dividida em cinco partes, que norteia o projeto em alvenaria estrutural.
Por sua vez, a alvenaria de vedação não tem função estrutural, sendo responsável por isolar e fechar os ambientes e resistir ao seu peso próprio.
As principais vantagens da alvenaria estrutural são:
- Redução do tempo de execução;
- Economia no custo da obra em relação ao sistema convencional de concreto armado;
- Flexibilidade e versatilidade na arquitetura e no layout;
- Maior controle e coordenação;
- Facilidade de integração com outros subsistemas;
- Racionalidade na obra;
- Redução de desperdícios.
Por sua vez, as principais desvantagens da alvenaria estrutural são:
- Dificuldade de improvisações;
- Existência de limitações para grandes vãos.
Analisando as afirmativas sobre alvenaria estrutural separadamente, verifica-se que:
- A primeira afirmativa é falsa. Quanto à resistência à compressão da argamassa (fa), deve-se buscar uma argamassa de resistência média, na qual a ruptura do prisma se dê por tração lateral do bloco na altura da junta de argamassa. Nesse contexto, recomenda-se que a fa esteja situada entre 70% e 150% da resistência característica à compressão do bloco (fbk). Recomenda-se ainda que fa seja, no mínimo, 4 MPa;
- A segunda afirmativa é verdadeira. Na alvenaria estrutural, as paredes são constituídas por blocos com funções estruturais a fim de resistirem ao seu peso próprio e aos demais esforços da edificação;
- A terceira afirmativa é falsa. A NBR 16868-1 (ABNT, 2020) define o graute como o “material cimentício fluido, utilizado para preenchimento de espaços vazios da alvenaria, com a finalidade de solidarizar armaduras à alvenaria ou aumentar a sua capacidade resistente". Ainda segundo a NBR 16868-1 (ABNT, 2020), o graute deve ter resistência à compressão característica de, no mínimo, 15 MPa. Recomenda-se ainda que ela seja, aproximadmanete, 2,0⋅fbk para blocos de concreto e 2,5⋅fbk para blocos cerâmicos;
- A quarta afirmativa é falsa. De acordo com a NBR 16868-1 (ABNT, 2020) blocos estruturais devem possuir da resistência característica à compressão do bloco de, no mínimo, 3,0 MPa. Além disso, a resistência é dada em termos da área bruta do bloco, isto é, sem descontar os vazios.
Logo, os parênteses devem ser preenchidos por, de cima para baixo, F – V – F – F. Portanto, a alternativa D está correta.
Gabarito do professor: letra D
ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS (ABNT). ABNT NBR 16868-1: Alvenaria estrutural – Parte 1: Projeto. Rio de Janeiro: ABNT, 2020.
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo