Intervir na autonomia das organizações é o principal objetiv...
- Gabarito Comentado (1)
- Aulas (3)
- Comentários (3)
- Estatísticas
- Cadernos
- Criar anotações
- Notificar Erro
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
Gabarito: E
O item está errado, e vamos entender o porquê.
Para começar, é importante saber o que é governança corporativa na gestão pública. A governança corporativa aplica-se tanto no setor privado quanto no setor público e consiste em um conjunto de práticas e políticas que objetivam aprimorar a gestão e os processos decisórios nas organizações, de forma a garantir a responsabilidade, a transparência, a equidade e a prestação de contas.
No contexto da gestão pública, a governança corporativa busca principalmente garantir a transparência, a responsabilidade e a eficiência na administração dos recursos e na execução das políticas públicas. Isso envolve, por exemplo, a criação de mecanismos que permitam o controle social e a participação dos cidadãos nas decisões e ações governamentais.
A afirmação dada na questão está incorreta porque diz que o principal objetivo dos sistemas de governança corporativa é "intervir na autonomia das organizações". Na verdade, a autonomia das organizações é um aspecto a ser preservado e respeitado dentro dos princípios da boa governança
Os princípios fundamentais da governança corporativa são:
- Transparência: Clareza das informações e das ações da organização.
- Equidade: Tratamento justo para todos os stakeholders (partes interessadas).
- Prestação de Contas (Accountability): Responsabilidade dos gestores perante os resultados e ações.
- Responsabilidade Corporativa: Gestão ética e responsável, visando o desenvolvimento sustentável.
Portanto, a afirmação do item está errada, pois a governança corporativa não visa intervir na autonomia das organizações, mas sim fomentar uma gestão responsável e transparente que possibilite a melhoria contínua, sem comprometer a autonomia das entidades envolvidas.
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
Gabarito Errado. A ideia é não intervir e cooperar. Veja o que PALUDO diz: " O Governo Eletrônico proporciona mais transparência das ações públicas e facilita o accountability governamental. O Governo Eletrônico, com serviços e informações prestados pela internet e por outros meios de comunicação, abrange quatro linhas de ação:
• Voltadas ao cidadão: procuram oferecer informações e serviços aos cidadãos em geral, com qualidade e agilidade;
• Voltadas à eficiência interna: relativas ao funcionamento interno dos órgãos de governo, com destaque para sua utilização nos processos de licitações e contratações em geral; • Voltadas a cooperação: tem a finalidade de integrar os diversos órgãos governamentais, assim como promover a integração com outras organizações públicas, públicas não estatais, e privadas; • Voltadas à gestão do conhecimento: visam gerar e manter um banco de dados atualizado dos conhecimentos do Governo, para servir como fonte de informação e inovação a gerar melhorias nos processos em geral
FONTE: Paludo, Augustinho Vicente Administração pública para AFRF e AFT – Rio de Janeiro: Elsevier, 2012.
O gerencialismo é marcado pela forte autonomia concedida as organizações publicas no desempenho de suas funções! Quando a questão diz que a governança corporativa tem a função de intervir/restringir a torna incorreta.
Titi Bandeira
Acesse o Instagram: @candy_concurseira
/\_/\
( o.o )
> ^ <
ERRADO
O principal objetivo da governança corporativa não é intervir na autonomia das organizações, e sim promover o desenvolvimento dessas,por meio de uma gestão de excelência.
PRINCÍPIOS DA GOVERNANÇA CORPORATIVA:
- responsabilidade
- equidade
- transparência
- prestação de contas
Fonte: anotações - aulas do profº Bruno Eduardo
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo