O espaço geográfico nunca sofreu tantas transformações e num...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Ano: 2016 Banca: IF-RS Órgão: IF-RS Prova: IF-RS - 2016 - IF-RS - Professor - Geografia |
Q2785651 Geografia

O espaço geográfico nunca sofreu tantas transformações e num ritmo tão rápido como após as Revoluções Industriais. Estas transformações vão desde o avanço técnicocientífico-informacional até modificações econômicas, sociais e culturais.


Sobre a industrialização brasileira temos


I. Em 1919, logo após o final da Primeira Guerra Mundial, as fábricas de tecido, roupas, alimentos, bebidas e fumo (indústrias de bens de consumo não duráveis) eram responsáveis por 70% da produção industrial brasileira.

II. A crise de 1929 e a Revolução de 1930, que desalojou a oligarquia agroexportadora paulista do poder, foram importantes na contribuição para o desenvolvimento industrial.

III. Durante o governo de Juscelino Kubitschek as indústrias de bens de consumo não duráveis possuíam amplo predomínio de capital privado estrangeiro; as indústrias de bens de produção e de capital possuíam investimento estatal e as indústrias de bens de consumo duráveis, possuíam forte participação de capital privado nacional.

IV. Durante o governo de Juscelino Kubitschek, houve forte implantação de indústrias estatais como a Companhia Siderúrgica Nacional (CSN), Companhia Vale do Rio Doce (CVRD) e Petrobras.


Assinale a alternativa em que todas as afirmativas estão CORRETAS:

Alternativas