Um analista de controle precisou fazer uma análise comparati...
- Gabarito Comentado (1)
- Aulas (3)
- Comentários (6)
- Estatísticas
- Cadernos
- Criar anotações
- Notificar Erro
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
A - incorreta. Funcional: A classificação funcional do orçamento refere-se à alocação de recursos com base nas funções que eles servem, como educação, saúde, defesa, etc. Esta classificação não identifica diretamente os responsáveis pelas decisões de alocação de recursos, embora possa indicar as áreas de política que foram priorizadas.
B - correta. A classificação institucional do orçamento se refere à alocação de recursos para diferentes instituições ou órgãos dentro de um governo. Ao analisar a alocação de recursos com base na classificação institucional, o analista seria capaz de identificar quais instituições receberam mais ou menos recursos ao longo do tempo, o que poderia indicar as prioridades do gestor. Além disso, essa classificação permite identificar os responsáveis pelas decisões em termos de recursos aplicados, uma vez que cada instituição tem um responsável pela gestão dos recursos que lhe são alocados.
C - incorreta. Por natureza: A classificação por natureza do orçamento diz respeito à natureza dos gastos, como salários, compra de equipamentos, despesas de capital, etc. Embora essa classificação possa ajudar a entender como os recursos foram usados, ela não identifica diretamente quem tomou as decisões de alocação de recursos.
D - incorreta. Programática: A classificação programática do orçamento refere-se à alocação de recursos para diferentes programas ou projetos. Embora isso possa indicar as prioridades políticas, não identifica diretamente os responsáveis pelas decisões de alocação de recursos.
E - incorreta. Por modalidade de aplicação: A classificação por modalidade de aplicação se refere à maneira como os recursos serão aplicados, por exemplo, se serão usados para despesas correntes ou de capital. Esta classificação ajuda a entender como os recursos serão usados, mas não quem tomou a decisão de como alocá-los.
Afirmativa "B" é a correta.
GABARITO: B
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
Gabarito: letra B.
"Um analista de controle precisou fazer uma análise comparativa da alocação dos recursos de um ente público abrangendo dois mandatos de um mesmo gestor a fim de identificar as unidades orçamentárias priorizadas no processo alocativo."
.
▶ Classificação institucional:
→ reflete a estrutura organizacional de alocação dos créditos orçamentários, e está estruturada em dois níveis hierárquicos: órgão orçamentário e unidade orçamentária.
→ classificação institucional aponta “quem faz” a despesa. Ela permite comparar imediatamente as dotações recebidas por cada órgão ou unidade orçamentária, pois identifica o agente responsável pelas dotações autorizadas pelo Legislativo, para dado programa. Assim, o agente encarregado do gasto pode ser identificado na classificação institucional.
vou criar ESSE BIZU.
FUNÇÃO >>>>>>>>>EDUCAÇÃO. FUNCIONAL
INSTITUIÇÃO>>>>> ESCOLA INSTITUCIONAL
PARA NUNCA MAIS ESQUECER
Classificações orçamentárias da despesa
Institucional (quem gasta?). Qual institituo que gasta?
Funcional (em que é gasto?). Qual a funcionalidade em que é gasto?
Para identificar os responsáveis pelas decisões em termos de recursos aplicados, o analista deve usar como base a classificação institucional (B). A classificação institucional do orçamento é aquela que permite identificar a unidade responsável pela execução da despesa. Ela é usada para identificar o órgão ou entidade (unidade orçamentária) encarregado da realização da despesa no âmbito do governo.
GAB B
CLASSIFICAÇÃO INSTITUCIONAL OU DEPARTAMENTAL
- ITEM DA ESTRUTURA: Órgão orçamentário e Unidade Orçamentária;
- PERGUNTA A SER RESPONDIDA: Quem é o responsável por fazer?
A classificação institucional ou departamental reflete a estrutura organizacional de alocação dos créditos orçamentários, e está estruturada em dois níveis hierárquicos: órgão orçamentário e unidade orçamentaria.
A classificação institucional aponta quem faz a despesa. Ela permite comparar imediatamente as dotações recebidas por cada órgão ou unidade orçamentaria, pois identifica o agente responsável pelas dotações autorizadas pelo Legislativo, para dado programa. Assim, o agente encarregado do gasto pode ser identificado na classificação institucional.
...........................................................................................................................................
FONTE: MEUS RESUMOS
OBS: VENDO MEUS RESUMOS (Whatsapp: 87996271319)
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo