O conceito de cultura, a partir dos anos 80 do século XX, a...

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Q186834 Sociologia
O conceito de cultura, a partir dos anos 80 do século XX, aborda essencialmente a questão das teias de significados próprios das estruturas complexas dos grupos sociais. Essa colocação permite uma reflexão antropológica, conforme pode-se analisar a seguir

.I - A cultura é essencialmente semiótica para os teóricos do interacionismo.

II - A cultura se desenvolve de forma lenta, contínua e de acordo com o equipamento biológico do homem.

III - A cultura surge de forma súbita e promove o salto da natureza para a humanidade.

IV - A cultura, no senso comum, significa um acúmulo de conhecimentos e saberes, de valores e de atitudes corretas.

É correto o que se afirma em
Alternativas

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A alternativa correta é B - I e IV, apenas.

O tema da questão envolve o conceito de cultura a partir dos anos 80 do século XX, especialmente no contexto da antropologia e das teias de significados próprios das estruturas complexas dos grupos sociais. Para compreender melhor essa questão, é essencial entender como diferentes perspectivas teóricas abordam a cultura, sua formação e desenvolvimento.

Justificativa da Alternativa Correta:

I - A cultura é essencialmente semiótica para os teóricos do interacionismo.

Essa afirmativa está correta. Os teóricos do interacionismo, como Erving Goffman e Herbert Blumer, veem a cultura como um sistema de significados e símbolos. Eles acreditam que a cultura é construída e mantida através das interações sociais e da troca de significados, o que é uma abordagem semiótica.

IV - A cultura, no senso comum, significa um acúmulo de conhecimentos e saberes, de valores e de atitudes corretas.

Essa afirmativa também está correta. No senso comum, o termo cultura é frequentemente associado ao acúmulo de conhecimento, educação, valores morais e comportamento adequado. Esse entendimento, embora simplificado, reflete uma percepção generalizada entre as pessoas.

Justificativa das Alternativas Incorretas:

II - A cultura se desenvolve de forma lenta, contínua e de acordo com o equipamento biológico do homem.

Essa afirmativa está incorreta. A cultura não se desenvolve necessariamente de acordo com o equipamento biológico do homem. A cultura é um fenômeno social e simbólico, que pode se transformar rapidamente devido a fatores históricos, sociais e tecnológicos. A evolução cultural está mais relacionada a processos sociais e históricos do que a fatores biológicos.

III - A cultura surge de forma súbita e promove o salto da natureza para a humanidade.

Essa afirmativa também está incorreta. A cultura não surge de forma súbita; ela é um processo contínuo e acumulativo. A transição da natureza para a humanidade é um processo gradual e complexo, envolvendo a evolução das capacidades cognitivas e sociais dos seres humanos ao longo de milênios.

Alternativas:

  • A - I e II, apenas: Incorreta, pois a afirmativa II está incorreta.
  • C - II e III, apenas: Incorreta, pois ambas as afirmativas II e III estão incorretas.
  • D - II, III e IV, apenas: Incorreta, pois as afirmativas II e III estão incorretas.
  • E - I, II, III e IV: Incorreta, pois as afirmativas II e III estão incorretas.

Espero que esta explicação tenha ajudado a entender melhor o tema da questão e as razões pelas quais as alternativas são corretas ou incorretas. Se precisar de mais detalhes ou tiver outras dúvidas, estou à disposição!

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Comentários

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l A cultura é essencialmente semiótica para os teóricos do interacionismo.

IV - A cultura, no senso comum, significa um acúmulo de conhecimentos e saberes, de valores e de atitudes corretas.

A cultura é parte do que somos, nela está o que regula nossa convivência e nossa comunicação em sociedade. Ao tratar do conceito de cultura, a sociologia se ocupa em entender os aspectos aprendidos que o ser humano, em contato social, adquire ao longo de sua convivência.

A semiótica da cultura não trata indistintamente de diferentes sistemas de signos, mas dos sistemas em relação à linguagem natural. Esta é um sistema modelizante primário dotada de estruturalidade; a partir dela é possível compreender outros sistemas da cultura, os sistemas modelizantes secundários.

Para os teóricos do interacionismo simbólico, como George Herbert Mead e Herbert Blumer, a cultura é essencialmente semiótica porque enfatiza o papel dos símbolos na interação social e na construção de significados. Nesse contexto, a cultura é vista como um sistema de símbolos compartilhados pelos membros de uma sociedade, e é por meio desses símbolos que as pessoas atribuem significado ao mundo ao seu redor e interpretam as ações umas das outras. Assim, a cultura é vista como um processo de comunicação simbólica que molda a maneira como as pessoas percebem e respondem ao seu ambiente social.

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