A preocupação do gerente de uma agência bancária com a salub...
- Gabarito Comentado (1)
- Aulas (4)
- Comentários (20)
- Estatísticas
- Cadernos
- Criar anotações
- Notificar Erro
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
Alternativa correta: E - errado.
Ao discutirmos sobre motivação no ambiente de trabalho, é importante conhecer as teorias que explicam como os colaboradores são motivados. Uma das teorias mais conhecidas é a Teoria dos Dois Fatores de Herzberg. Para entender o gabarito desta questão, precisamos mergulhar um pouco nessa teoria.
Herzberg propôs que existem dois grupos de fatores que influenciam a motivação no trabalho: os fatores higiênicos e os fatores motivacionais. Os fatores higiênicos, também conhecidos como extrínsecos, estão relacionados às condições externas ao trabalho, como salário, políticas da empresa, condições físicas e ambientais de trabalho, e relações interpessoais. Quando esses fatores são inadequados, podem levar à insatisfação no trabalho.
Por outro lado, os fatores motivacionais, ou intrínsecos, estão ligados ao conteúdo do trabalho em si, como o reconhecimento, as responsabilidades atribuídas, o crescimento profissional e o próprio trabalho realizado. São esses fatores que, segundo Herzberg, efetivamente conduzem à motivação e à satisfação no emprego.
A questão cita especificamente a "salubridade do ambiente de trabalho", que se alinha mais aos fatores higiênicos. O cuidado com a salubridade visa evitar a insatisfação dos funcionários, mas por si só, não é visto como um motivador segundo a teoria de Herzberg. Para que houvesse identificação com os aspectos motivacionais dessa teoria, a preocupação do gerente deveria estar relacionada a aspectos que promovem o crescimento, o reconhecimento e a satisfação com o trabalho em si.
Portanto, dizer que a preocupação com a salubridade se identifica com os aspectos motivacionais de Herzberg é um erro de interpretação, justamente por confundir fatores higiênicos com fatores motivacionais. É por isso que a alternativa "E - errado" é a correta.
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
A preocupação com a salubridade do ambiente de trabalho identifica-se com os aspectos HIGIÊNICOS propostos na teoria de Herzberg.
Pessoal olha esse conceito.
Ao contrário de outros pensadores, como Abraham Maslow, que tentavam explicar as necessidades humanas em diversos campos, a Teoria de Frederick Herzberg foi, desde o início, baseada no estudo das atitudes e motivações dos funcionários dentro de uma empresa.
Herzberg desenvolveu um estudo para tentar entender os fatores que causariam insatisfação e aqueles que seriam os responsáveis pela satisfação no ambiente de trabalho. O resultado destes estudos foi pela primeira vez publicado em 1959, sob o título "a motivação para trabalhar - The Motivation to Work"
Os estudos incluíram pesquisas, onde os trabalhadores de diversas empresas eram estimulados a explicitar quais seriam os fatores que os desagradavam, assim como os que os agradavam na empresa. Os fatores que agradavam ao funcionário foram chamados de Motivadores. Aqueles que desagradavam levaram o nome de fatores de Higiene. Por isso, a teoria é mais conhecida como "a Teoria dos dois fatores de Herzberg: Motivação - Higiene".
Os fatores de Higiene São aqueles que são necessários para evitar a insatisfação no ambiente de trabalho, mas por outro lado não são suficientes para provocar satisfação
Para motivar um funcionário, não basta, para Herzberg, que os fatores de insatisfação estejam ausentes. Pelo contrário, os fatores de satisfação devem estar bem presentes.
Fatores que levam à insatisfação | Fatores que levam à satisfação |
Política da Empresa | Crescimento |
Condições do ambiente de Trabalho | Desenvolvimento |
Relacionamento com outros funcionários | Responsabilidade |
Segurança | Reconhecimento |
Salário | Realização |
Bons Estudos a todos
Fiquem com Deus
Os fatores motivacionais são denominados fatores intrísecos, pois estão relacionados ao conteúdo do cargo e à natureza das tarefas que a pessoa executa. Assim sendo, os fatores motivacionais estão sob o controle da pessoa, pois estão relacionados àquilo que ela faz e desempenha. Os fatores motivacionais envolvem os sentimentos de crescimento individual, de reconhecimento profissional e as necessidades de autorrealização.
Neste caso, a questão identifica-se com a teoria dos fatores higiêncos proposta por Herzberg que também é denominada fatores extrisecos ou, ainda, fatores ambientais. Estão localizadas no ambiente que rodeia as pessoas e abrange as condições dentro das quais ela desempenha seu trabalho. Os principais fatores higiênicos são: o salário, os benefícios sociais, o tipo de gestão que as pessoas recebem, as condições físicas e do ambiente de trabalho, as políticas e diretrizes da empresa, o clima organizacional, os regulamentos internos, etc.
Vale lembrar que os fatores higiêncios apenas evitam a insatisfação, mas não provocam a satisfação ( considerados prolifáticos ou preventivos); Já os fatores motivacionais, quando são ótimos, elevam a satisfação das pessoas no trabalho, entretanto, quando precários, evitam a satisfação. ( CHIAVENATO, Idalberto, 2013)
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo