O padrão de projeto singleton tem por objetivo
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
Alternativa Correta: E - assegurar que cada classe tenha uma única instância.
O padrão de projeto Singleton é amplamente utilizado no desenvolvimento de software para garantir que uma classe possua apenas uma única instância durante a execução do programa. Este padrão é essencial em situações onde é necessário ter um único ponto de acesso para um recurso compartilhado, como um arquivo de configuração ou uma conexão com banco de dados.
Para compreender melhor, vamos analisar o propósito do Singleton:
Singleton: Este padrão assegura que uma classe tenha apenas uma instância e fornece um ponto global de acesso a essa instância. Isso é útil, por exemplo, em gerenciadores de log, drivers de impressoras ou em qualquer componente onde seja necessário garantir um único ponto de controle.
Agora, vamos justificar porque as outras alternativas estão incorretas:
A - criar famílias de objetos por meio de uma única interface: Esta descrição se refere ao padrão Abstract Factory. O Abstract Factory é utilizado para criar famílias de objetos relacionados ou dependentes sem especificar suas classes concretas.
B - permitir a variação de interfaces: Esta é uma característica do padrão Strategy. O padrão Strategy permite que uma família de algoritmos seja definida e torna cada um deles intercambiável, permitindo a variação de algoritmos independentemente do cliente que os utiliza.
C - disponibilizar interfaces simplificadas: Esta alternativa descreve o padrão Facade. O Facade fornece uma interface simplificada para um conjunto complexo de interfaces em um subsistema, facilitando o uso do subsistema.
D - processar vários objetos com características similares: Esta descrição está mais alinhada ao padrão Composite. O padrão Composite compõe objetos em estruturas de árvore para representar hierarquias parte-todo, permitindo que clientes tratem objetos individuais e composições de objetos de maneira uniforme.
Portanto, a alternativa E é a correta, pois descreve precisamente o objetivo do padrão Singleton.
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
O Padrão Singleton tem como definição garantir que uma classe tenha apenas uma instância de si mesma e que forneça um ponto global de acesso a ela. Ou seja, uma classe gerencia a própria instância dela além de evitar que qualquer outra classe crie uma instância dela. Para criar a instancia tem-se que passar pela classe obrigatoriamente, nenhuma outra classe pode instanciar ela. O Padrão Singleton também oferece um ponto global de acesso a sua instância. A própria classe sempre vai oferecer a própria instância dela e caso não tenha ainda uma instância, então ela mesma cria e retorna essa nova instância criada.
Fonte: http://www.devmedia.com.br/padrao-de-projeto-singleton-em-java/26392
fonte: https://pt.wikipedia.org/wiki/Singleton
Este padrão garante a existência de apenas uma instância de uma classe, mantendo um ponto global de acesso ao seu objeto.
Nota linguística: O termo vem do significado em inglês quando se resta apenas uma carta nas mãos, num jogo de baralho.
Alguns projetos necessitam que algumas classes tenham apenas uma instância. Por exemplo, em uma aplicação que precisa de uma infraestrutura de log de dados, pode-se implementar uma classe no padrão singleton. Desta forma existe apenas um objeto responsável pelo log em toda a aplicação que é acessível unicamente através da classe singleton.
Fonte: https://pt.wikipedia.org/wiki/Singleton
e
Singleton é usado quando somente uma instancia deve ser cirada. Geralmente usa "synchronized" para so deixar um thread acessar a classe por vez.
Singleton: Garante que uma classe tenha somente uma instância e fornecer um ponto global de acesso para ela.
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo