Uma das atividades consideradas no planejamento de um traba...
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
B. (INCORRETA) Embora registros prévios fornecidos pela entidade auditada possam ser úteis como fonte de informação, a avaliação dos controles internos não deve se basear exclusivamente neles, pois requer uma análise mais aprofundada e direta.
C. (INCORRETA) A avaliação dos controles internos não é aplicada apenas na fase inicial do trabalho de auditoria. Visto que, pode ser realizada ao longo de todo o processo de auditoria, com o objetivo de obter evidências suficientes e apropriadas.
D. (INCORRETA) A avaliação dos controles internos não pode ser facultada ou dispensada com base em trabalhos de auditoria anteriores. Ela deve ser conduzida a cada novo trabalho de auditoria, considerando as características e particularidades da entidade auditada.
E. (CORRETA) De fato, as normas de auditoria recomendam que a avaliação dos controles internos seja feita a partir de observações diretas sistemáticas, obtidas através de entrevistas, inspeções físicas e outras técnicas de auditoria.
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
E
pode ser feita a partir de observações diretas sistemáticas.
São os famosos testes de observância.
As normas de auditoria recomendam que a avaliação dos controles internos seja feita de forma sistemática e abrangente, utilizando diversas técnicas de auditoria, incluindo:
- Observações diretas: Consiste em observar o funcionamento dos controles internos em ação, verificando se estão sendo aplicados de forma adequada e eficaz.
- Testes de controle: Consistem em realizar testes específicos para avaliar a efetividade dos controles internos.
- Entrevistas: Consistem em entrevistar os funcionários da entidade auditada para obter informações sobre os controles internos.
- Análise de documentação: Consiste em analisar a documentação da entidade auditada para obter informações sobre os controles internos.
As alternativas A, B, C e D estão incorretas porque:
- A: A avaliação dos controles internos não é apenas um documento de apoio, mas sim uma parte importante do trabalho de auditoria.
- B: A avaliação dos controles internos não deve se basear apenas em registros prévios fornecidos pela entidade auditada, mas também em outras técnicas de auditoria.
- C: A avaliação dos controles internos não deve ser feita apenas na fase inicial do trabalho, mas sim ao longo de todo o trabalho de auditoria.
- D: A avaliação dos controles internos não pode ser facultada, mas sim é obrigatória em todos os trabalhos de auditoria.
FONTE: BARD
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo