. No que diz respeito à legitimação da Arquivística, assina...
- Gabarito Comentado (1)
- Aulas (1)
- Comentários (3)
- Estatísticas
- Cadernos
- Criar anotações
- Notificar Erro
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
Gabarito: Alternativa A
A questão aborda a legitimação da Arquivística em diferentes países, focando na origem e no desenvolvimento da custódia de documentos históricos e oficiais.
Alternativa A está correta. Na França, a origem da custódia dos documentos está fundamentada na Revolução Francesa. Após o golpe de Napoleão Bonaparte, o governo passou a ter a custódia dos documentos, centralizando-os e garantindo a conservação e o acesso. Esse movimento foi crucial para a legitimação da Arquivística na França e teve um impacto significativo no desenvolvimento das práticas arquivísticas modernas.
Alternativa B está incorreta. Durante a Revolução Francesa, muitos documentos foram, de fato, destruídos, especialmente aqueles associados à monarquia, mas não todos. Importantes registros foram preservados e a custódia estatal foi estabelecida para garantir a conservação e o acesso aos documentos remanescentes.
Alternativa C também está incorreta. O Public Record Office (PRO) da Inglaterra foi criado em 1838, mas não foi o primeiro arquivo nacional do mundo. O Arquivo Nacional da França, estabelecido durante a Revolução Francesa, é mais antigo, criado em 1790. Assim, a afirmação de que o PRO foi criado 50 anos antes do arquivo nacional francês está errada.
Alternativa D está incorreta porque a criação do Public Record Office não se deu apenas por razões práticas relacionadas às condições dos documentos oficiais. Havia também uma motivação política e administrativa para centralizar e organizar os registros públicos, visando maior eficiência e controle da informação.
Alternativa E está incorreta. A legitimação da Arquivística nos Estados Unidos ocorreu de forma mais gradual e não foi simplesmente por decreto presidencial sem debate no Congresso. A criação dos Arquivos Nacionais dos EUA (National Archives) foi resultado de um longo processo de conscientização sobre a importância da preservação documental, culminando na legislação apropriada em meados do século XX.
Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
"A alternativa correta é a letra A . A alternativa B erra ao dizer que os documentos foram todos destruídos. É verdade que houve um esforço para segregá-los e eliminá-los, mas isso tudo após a criação do Arquivo Nacional. A questão refere-se à vontade inicial da sociedade de apenas eliminar os documentos de forma desordenada, tentando acabar com qualquer vestígio dos direitos e privilégios feudais que vinham sendo combatidos. A alternativa C erra ao dizer que o Public Record Office da Inglaterra foi o primeiro arquivo nacional do mundo, que na verdade é o francês (Arquivo Nacional de Paris). A alternativa D erra ao dizer que apenas razões de ordem prática impulsionaram a criação do Public Record Office. Foram de fato as mais importantes, mas razões culturais também estavam presentes. Finalmente, a criação do arquivo nacional americano ocorreu cerca de 100 anos (mais precisamente 96) após a criação do similar inglês, e não 150 e após muito debate na sociedade americana, inclusive no Congresso."
Fonte: Ricardo Campanario.
Sobre arquivos na Época Contemporânea
1.Arquivo Nacional da França - 1789
- "Lei de 7 Messidor - proclama que os Arquivos estabelecidos junto da representação nacional eram um depósito central para toda a República. A esta Lei traz um conceito moderno e liberal de Arquivo, onde o Arquivo Central do Estado deixou de constituir um privilégio dos órgãos de poder e passou a ser entendido como Arquivo da Nação aberto ao cidadão comum" (1)
2.Public Record Office - Inglaterra - 1838
• Anteriormente, no território hoje compreendido como inglês, já existiam vários arquivos, mas em 1838 acontece uma unificação a partir da vibe revolucionária da construção dos Estados-nações. (2)
A vibe é sacar que, na época contemporânea - não confunda com moderna, o arquivo francês é o primeiro a estrear e lançar as tendências do que viriam a ser os arquivos das públicos das repúblicas.
Referências e Fontes
1 - Institucionalização e Implementação de Arquivos Públicos Municipais: a experiência da Fundação Pedro Calmon - Centro de Memória | Artigo gratuito disponível na net para download.
2 - Wiki sobre os arquivos nacionais ingleses
Só não entendi o por que de citar Napoleão, se ele vem a subir no poder já no fim da década, mesmo depois da Lei de 7 Messidor de 1794
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo