Sobre substantivo, assinale (V) verdadeiro ou (F) falso e ma...
( ) Os substantivos formados por um único radical são considerados simples. Exemplos: cabeça, perna, mesa, casa. ( ) Os substantivos formados por mais de um radical são considerados compostos. Exemplos: flor-de-lis, ervilha-de-cheiro. ( ) Os substantivos que não se originam de qualquer outro radical da língua são considerados primitivos. Exemplos: flor, casa, pedra. ( ) Os substantivos formados a partir de um radical preexistente são considerados derivados. Exemplos: casebre, floricultura, pedregulho. ( ) Os substantivos abstratos são aqueles que designam os seres que têm uma existência independente, real ou imaginária. Exemplos: carro, casa, Margarete. ( ) Os substantivos derivados são aqueles que nomeiam conceitos como ações, estados, qualidades, sentimentos, sensações, que não têm uma existência independente. Sua manifestação está sempre associada a um ser do qual depende a sua existência. Exemplos: ressentimento, mágoa, rancor, saudade. ( ) Os substantivos que nomeiam seres particulares, únicos, dentre aqueles de uma mesma espécie, são chamados de próprios. Exemplos: Brasil, Campo Grande, Benjamim. ( ) Os substantivos utilizados para nomear todos os seres de uma mesma espécie, ou conceitos abstratos, como os sentimentos humanos, são os substantivos comuns. Exemplos: mãe, pipoca, cozinha.
- Gabarito Comentado (1)
- Aulas (2)
- Comentários (10)
- Estatísticas
- Cadernos
- Criar anotações
- Notificar Erro
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
Olá, aluno! Vamos analisar a questão e entender por que a alternativa correta é a letra B.
Primeiro, vamos revisar os conceitos abordados na questão:
( ) Os substantivos formados por um único radical são considerados simples. Exemplos: cabeça, perna, mesa, casa. (Verdadeiro)
Os substantivos simples possuem apenas um radical. Exemplos como "cabeça" e "mesa" confirmam isso.
( ) Os substantivos formados por mais de um radical são considerados compostos. Exemplos: flor-de-lis, ervilha-de-cheiro. (Verdadeiro)
Os substantivos compostos, como "flor-de-lis" e "ervilha-de-cheiro", possuem mais de um radical.
( ) Os substantivos que não se originam de qualquer outro radical da língua são considerados primitivos. Exemplos: flor, casa, pedra. (Verdadeiro)
Substantivos primitivos são aqueles que não derivam de outros radicais, tais como "flor" e "pedra".
( ) Os substantivos formados a partir de um radical preexistente são considerados derivados. Exemplos: casebre, floricultura, pedregulho. (Verdadeiro)
Substantivos derivados, como "casebre" e "floricultura", são formados a partir de outros radicais já existentes.
( ) Os substantivos abstratos são aqueles que designam os seres que têm uma existência independente, real ou imaginária. Exemplos: carro, casa, Margarete. (Falso)
Na verdade, substantivos abstratos nomeiam conceitos como ações, estados, qualidades e sentimentos. Exemplos corretos seriam "amizade" e "coragem". "Carro" e "casa" são substantivos concretos.
( ) Os substantivos derivados são aqueles que nomeiam conceitos como ações, estados, qualidades, sentimentos, sensações, que não têm uma existência independente. Sua manifestação está sempre associada a um ser do qual depende a sua existência. Exemplos: ressentimento, mágoa, rancor, saudade. (Falso)
Na realidade, os exemplos citados são de substantivos abstratos. Substantivos derivados podem ser "floricultura" e "casebre".
( ) Os substantivos que nomeiam seres particulares, únicos, dentre aqueles de uma mesma espécie, são chamados de próprios. Exemplos: Brasil, Campo Grande, Benjamim. (Verdadeiro)
Substantivos próprios identificam seres únicos, como "Brasil" e "Campo Grande".
( ) Os substantivos utilizados para nomear todos os seres de uma mesma espécie, ou conceitos abstratos, como os sentimentos humanos, são os substantivos comuns. Exemplos: mãe, pipoca, cozinha. (Verdadeiro)
Substantivos comuns designam seres de uma mesma espécie ou conceitos abstratos, como "mãe" e "pipoca".
Assim, a alternativa correta é a B, pois as afirmações 1, 2, 3, 4, 7 e 8 são verdadeiras, enquanto as 5 e 6 são falsas.
Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
Gab. B!
(V ) Os substantivos formados por um único radical são considerados simples. Exemplos: cabeça, perna, mesa, casa.
(V) Os substantivos formados por mais de um radical são considerados compostos. Exemplos: flor-de-lis, ervilha-de-cheiro.
(V) Os substantivos que não se originam de qualquer outro radical da língua são considerados primitivos. Exemplos: flor, casa, pedra.
(V ) Os substantivos formados a partir de um radical preexistente são considerados derivados. Exemplos: casebre, floricultura, pedregulho.
(F) Os substantivos abstratos são aqueles que designam os seres que têm uma existência independente, real ou imaginária. Exemplos: carro, casa, Margarete.
- Os substantivos abstratos são os nomes que se referem aos sentimentos, estados e qualidades. Ou seja, são palavras que não conseguimos formar uma imagem em nossa mente devido ao grau de abstração. Ex: amor.
(F) Os substantivos derivados são aqueles que nomeiam conceitos como ações, estados, qualidades, sentimentos, sensações, que não têm uma existência independente. Sua manifestação está sempre associada a um ser do qual depende a sua existência. Exemplos: ressentimento, mágoa, rancor, saudade.
- Substantivo derivado é aquele que tem origem em outro substantivo. Portanto, ele é derivado de um substantivo primitivo.
- Substantivos primitivos devem ser entendidos sob o prisma da formação das palavras, pois eles possuem radicais diretamente importados das línguas-mães, não apresentam afixos e, em vista disso, são capazes de dar origem a outros termos, os quais são chamados de derivados. Ex: casa, livro, folha.
(V) Os substantivos que nomeiam seres particulares, únicos, dentre aqueles de uma mesma espécie, são chamados de próprios. Exemplos: Brasil, Campo Grande, Benjamim.
(V) Os substantivos utilizados para nomear todos os seres de uma mesma espécie, ou conceitos abstratos, como os sentimentos humanos, são os substantivos comuns. Exemplos: mãe, pipoca, cozinha.
A questão e cansativa, mas bem fácil!
10 minutos só lendo essa kk
As próprias alternativas já expõem as respostas de duas acertivas.
Questão fácil, porém responder 25 questões desse tamanho é chato.
#TJMG
GAB - B
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo