Em qual trecho a vírgula pode ser retirada mantendo-se os p...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q396058 Português
Em qual trecho a vírgula pode ser retirada mantendo-se os preceitos às regras de pontuação da norma-padrão?
Alternativas

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

B-  A vírgula é mero termo enfatizador 


b) “Aproximei-me do balcão, duvidando” (l. 18)

Trata-se de uma oração reduzida de gerúndio. Nesse caso, conforme alguns gramáticos, a vírgula pode ser retirada sem causar prejuízo à frase.

- Como elemento circunstancial ou adjunto adverbial de modo de uma oração (cf. Sá Nogueira, op.cit.; Cunha e Cintra, op. cit, pág. 488), a construção de gerúndio pode não exigir vírgula:

(iv) «Vivia sorrindo.»

(v) «Passou por mim parecendo distraído»/«Passou por mim, parecendo distraído.»

(vi) «Chorou soluçando sobre a cabeça do cão» (Nova Gramática do Português Contemporâneo, de Celso Cunha e Lindley Cintra, pág. 488).

(vii) «Arrastou-se penosamente, gatinhando na areia» 

Em frases como (iv)-(vii), Sá Nogueira considera que o elemento circunstancial não pede vírgula, enquanto Cunha e Cintra apresentam exemplos com e sem vírgula. Cabe ainda sublinhar que estas construções de gerúndio se confundem com os casos de (i) e (ii), já que também pode ser-lhes atribuído o estatuto de orações, sobretudo se parafrasearmos (v) e (vii) respectivamente como «passou por mim e parecia distraído» e «arrastou-se penosamente ao mesmo tempo que gatinhava na areia». Sendo assim, parece que a vírgula dependerá aqui da necessidade de dar relevo à construção de gerúndio, como em (v), ou de a separar de outro constituinte que tem também função adverbial, como «penosamente», em (vii).

Fonte: http://www.ciberduvidas.com/pergunta.php?id=21790

Olá Gisele, muito cuidado com essas afirmações. Reveja os livros os quais você está estudando. Infelizmente ainda há muitas divergências entre estudiosos quanto a língua portuguesa e outros . Encontramos diversas opiniões. Veja como as bancas cobram o assunto (esse é o caminho!).
A vírgula pode ser retirada sem causar prejuízo à frase não por se tratar de uma oração reduzida de gerúndio (caso em que seria obrigatório) , e, sim, de adjunto adverbial. Veja nesse mesmo exemplo dado por você: 
Arrastou-se penosamente, gatinhando na areia. >Nessa situação há ocorrência de virgula (facultativamente) por conta do adjunto adverbial ARRASTOU- SE PENOSAMENTE
Veja esta outra situação:   GATINHANDO NA AREIA, arrastou-se penosamente > Invertendo a posição da oração > OSA Reduzida de Gerúndio> Nessa situação a vírgula é obrigatória.

Espero ter ajudado,
Bons estudos!


Corroborando com a explicação da colega Gisele, o gramático LUIZ ANTONIO SACCONI em Gramática para Todos os Cursos e Concursos diz que:


16) para separar orações reduzidas de gerúndio, de particípio e de infinitivo:

Ex.: Chegando o direito, avise-me imediatamente!

Ou

Assistindo ao filme, ela costumava falar sem parar 

Olá,

Tudo bem? Qual é a justificativa da vírgula obrigatória na letra "a"? É por ser oração sub. adverbial (talvez temporal justaposta) deslocada?

Bons estudos!

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo