Em seu livro "O teatro das oligarquias", Cláudia Viscardi a...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q2347201 História
Em seu livro "O teatro das oligarquias", Cláudia Viscardi aborda as articulações referentes às sucessões presidenciais durante a Primeira República no Brasil. Segundo a autora, qual é o principal argumento que refuta a validade da tese do "café com leite" como elemento estabilizador do regime republicano?
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

Alternativa correta: B - O rodízio das forças políticas ao término de cada mandato e os esforços dos competidores impediam a monopolização do poder por um único estado.

A questão aborda o tema das articulações políticas durante a Primeira República no Brasil, período que se estendeu de 1889 a 1930. O foco está em analisar a validade da tese do "café com leite", que sugere uma alternância de poder entre as oligarquias de Minas Gerais e São Paulo como elemento estabilizador do regime republicano.

Segundo Cláudia Viscardi em seu livro "O teatro das oligarquias", a tese do "café com leite" é refutada porque não houve uma monopolização do poder por um único estado, graças ao rodízio das forças políticas ao término de cada mandato e aos esforços dos competidores. Isso mostra uma dinâmica política mais complexa do que uma simples alternância entre dois estados.

Análise das alternativas:

A - A alternativa sugere que o rodízio das forças políticas ocorria no início de cada mandato, o que não é correto. O rodízio e os esforços dos competidores para impedir a monopolização do poder aconteciam ao término de cada mandato.

B - A alternativa correta. O rodízio das forças políticas ao término de cada mandato e os esforços dos competidores impediam a monopolização do poder por um único estado.

C - Essa alternativa está incorreta porque reforça a ideia de que a aliança entre Minas Gerais e São Paulo era benéfica e promovia estabilidade política para os demais estados, o que não é sustentado pela análise de Cláudia Viscardi.

D - Aqui, há um erro na segunda parte da frase. A abdicação de poder dos competidores não é mencionada como fator para impedir a monopolização do poder. O termo correto é "esforços dos competidores" para se manterem na disputa.

E - A alternativa é incorreta por afirmar que o rodízio das forças políticas ocorria no início de cada mandato, o que não é verdade segundo a análise do livro.

Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

B

No extremo detalhe entre B e D.

R = B

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo