Um prefeito municipal incorreu em prática de aplicação inde...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q2044270 Legislação Federal
Um prefeito municipal incorreu em prática de aplicação indevida de rendas ou verbas públicas, o que caracteriza crime de responsabilidade. Segundo a norma vigente, assinale a alternativa CORRETA.
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

A questão demandou conhecimento sobre os crimes de responsabilidade dos prefeitos.

O Decreto-Lei nº 201/67 regula essa temática.
Passemos às alternativas.

A-ERRADO, pois esse delito demanda o dolo genérico no sentido de querer a aplicação indevida de rendas ou verbas públicas. Ademais, basta praticar a conduta para incidir nessa tipologia.

B-ERRADO, pois cabe sim a suspensão condicional do processo, haja vista a pena mínima ser igual ou inferior a um ano, nos termos do art. 1º, §1º, do Decreto-Lei nº 201/67. Ademais, o art. 89 da Lei nº 9.099/95 dispõe justamente que nos crimes em que a pena mínima cominada for igual ou inferior a um ano, abrangidas ou não por esta Lei, o Ministério Público, ao oferecer a denúncia, poderá propor a suspensão do processo, por dois a quatro anos, desde que o acusado não esteja sendo processado ou não tenha sido condenado por outro crime, presentes os demais requisitos que autorizariam a suspensão condicional da pena.

C-ERRADO, pois a pena para esse delito é de detenção de três meses a três anos, nos termos do art. 1º, §1º, do Decreto-Lei nº 201/67.

D-CORRETO, pois se coaduna ao art. 2º, I, do Decreto-Lei nº 201/67, que dispõe que antes de receber a denúncia, o Juiz ordenará a notificação do acusado para apresentar defesa prévia, no prazo de cinco dias. Se o acusado não for encontrado para a notificação, ser-lhe-á nomeado defensor, a quem caberá apresentar a defesa, dentro no mesmo prazo.

E-ERRADO, pois contraria o art. 2º, II, do Decreto-Lei nº 201/67, que dispõe que ao receber a denúncia, o Juiz manifestar-se-á, obrigatória e motivadamente, sobre a prisão preventiva do acusado, nos casos dos itens I e II do artigo anterior, e sobre o seu afastamento do exercício do cargo durante a instrução criminal, em todos os casos. Os itens I e II não tratam do delito apontado no enunciado.

Gabarito da questão: letra D.

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

Letra A: A Aplicação Indevida de Renda ou Verba Pública caracteriza-se pela simples prática da conduta estabelecida em lei, independentemente da existência de efetivo prejuízo ao interesse da Administração Pública. E seu elemento subjetivo é o Dolo Genérico, ou seja, a vontade deliberada e consciente de Desviar, ou Aplicar indevidamente, as verbas ou rendas públicas. Não há de se falar, pois, em exigência do dolo específico que seria o fim de prejudicar a Administração Pública.

Art. 1º São crimes de responsabilidade dos Prefeitos Municipal, sujeitos ao julgamento do Poder Judiciário, independentemente do pronunciamento da Câmara dos Vereadores:

(...)

Ill - desviar, ou aplicar indevidamente, rendas ou verbas públicas;

(...)

§1º Os crimes definidos nêste artigo são de ação pública, punidos os dos itens I e II, com a pena de reclusão, de dois a doze anos, e os demais, com a pena de detenção, de três meses a três anos. (Erro da Letra C)

✔Exige o dolo (erro da letra A)

✔Cabe Suspensão Condicional do Processo (pena mínima igual ou inferior a 1 ano) (Erro da Letra B)

Art. 2º O processo dos crimes definidos no artigo anterior é o comum do juízo singular, estabelecido pelo Código de Processo Penal, com as seguintes modificações:

I - Antes de receber a denúncia, o Juiz ordenará a notificação do acusado para apresentar defesa prévia, no prazo de cinco dias. Se o acusado não for encontrado para a notificação, ser-lhe-á nomeado defensor, a quem caberá apresentar a defesa, dentro no mesmo prazo. (Gabarito Letra D)

II - Ao receber a denúncia, o Juiz manifestar-se-á, obrigatória e motivadamente, sobre a prisão preventiva do acusado, nos casos dos itens I e II do artigo anterior, e sobre o seu afastamento do exercício do cargo durante a instrução criminal, em todos os casos. (Erro da Letra E)

Não fui eu que ordenei a você? Seja forte e corajoso! Não se apavore nem desanime, pois o Senhor, o seu Deus, estará com você por onde você andar".

Gabarito: D

Para os não assinantes.

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo