A criança é um ser humano em pleno desenvolvimento. As exper...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q2658995 Enfermagem

A criança é um ser humano em pleno desenvolvimento. As experiências vividas nos primeiros anos de vida são fundamentais para a formação da pessoa adulta que ela será no futuro. Por isso, é muito importante que as crianças cresçam em um ambiente saudável, cercadas de afeto e com liberdade para brincar. Para cuidar da criança, educar e promover sua saúde e seu desenvolvimento integral, é importante a parceria entre os pais, a comunidade e os profissionais de saúde, de assistência social e de educação. A Caderneta da Criança, Passaporte da Cidadania, é um livrete, um documento, que a criança recebe no momento da alta hospitalar (nascimento) e é utilizado pelas famílias e profissionais de saúde com o objetivo de acompanhar a saúde, o crescimento, o desenvolvimento e a situação vacinal da criança, do nascimento até os 9 anos, por meio dos registros e informações ali inseridos, entre outros cuidados fundamentais para a atenção integral e proteção da saúde da criança. Acerca desse tema, analise as afirmações a seguir. Marque V, para verdadeiras, e F, para falsas:


(__)Avaliar o desenvolvimento infantil é uma tarefa complexa que exige uma vigilância continuada nos primeiros anos de vida e conhecimento de normalidade do desenvolvimento infantil. A Caderneta de Saúde é um documento importante para acompanhar a saúde, o crescimento e o desenvolvimento da criança. Nesse sentido, os profissionais de saúde têm responsabilidade sobre o registro correto e completo das condições de saúde das crianças, além de orientar as famílias sobre o conteúdo das informações que podem ser encontradas na caderneta.

(__)O uso da Caderneta permite o registro de dados da criança, como os de identificação, história obstétrica e neonatal, crescimento e desenvolvimento, assim como contém informações sobre o aleitamento materno e alimentação, além de incluir os dados acerca da saúde bucal, visual e auditiva e da vacinação. Contém, ainda, orientações sobre a promoção de saúde e prevenção de agravos, como acidentes e violências domésticas. Portanto, ela é um importante documento para ser utilizado no processo de vigilância do desenvolvimento infantil.

(__)Desde o final do século passado, a assistência pediátrica considera que o desenvolvimento infantil, ao lado do crescimento somático, representa um dos eixos que define e qualifica o processo ativo e contínuo de vigilância à saúde das crianças. O termo "desenvolvimento infantil" consiste em: cognitivo, comunicação e movimento. Esses avanços dependem tanto de um aparato neurobiológico intacto como de um ambiente rico em estímulos sociais e afetivos. Assim, vigilância do desenvolvimento compreende todas as atividades relacionadas à promoção do desenvolvimento normal e à detecção de problemas no desenvolvimento, durante a atenção primária à saúde da criança. É um processo contínuo, flexível, envolvendo informações dos profissionais de saúde, pais, professores e outros.

(__)A vigilância do desenvolvimento diz respeito à observação do crescimento e mudanças que as crianças sofrem ao longo do tempo e se elas estão de acordo com o esperado para os marcos desenvolvimento típico, no que diz respeito ao brincar, ao aprender, ao falar, ao se mover, ao se locomover e ao se comportar. O instrumento de vigilância do desenvolvimento da criança pode ser utilizado como fonte para avaliação indireta e direta. Como avaliação indireta, o profissional de saúde pode, durante a conversa com os responsáveis, questionar se a criança alcançou os marcos esperados para a faixa etária que ela se encontra. Como avaliação direta, o profissional de saúde deve se orientar sobre quais habilidades são desejáveis de identificar e, por meio da interação com a criança, fazer com que elas sejam suscitadas.

(__)Existem algumas condições bem estabelecidas consideradas fatores de risco para o desenvolvimento. Portanto, é importante que o profissional de saúde tenha conhecimento da história da criança pré, peri e pós-natal e associe esses dados com os observados na avaliação dos marcos do desenvolvimento. É importante acompanhar o desenvolvimento de todas as crianças, no entanto, as que têm algum fator de risco necessitam de uma avaliação mais cuidadosa e, muitas vezes, mais especializada, envolvendo uma equipe multiprofissional. Por meio do registro dos marcos do desenvolvimento, é possível qualificar o desempenho da criança, conforme indicado em tabela na Caderneta da Criança. Dependendo da impressão diagnóstica, a tabela indicada descreve a conduta a ser tomada pelo profissional de saúde, seja sobre encaminhamento, seja sobre orientações que devem ser oferecidas à família.


Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:

Alternativas