A Comissão de Psicologia e Educação, do XIV Plenário do Cons...
A Comissão de Psicologia e Educação, do XIV Plenário do Conselho Regional de Psicologia do Rio de Janeiro, entende que a Psicologia está presente no campo educacional de várias maneiras: “Ela circula, permeia diversos espaços legitimando determinadas práticas – modos de pensar e agir na profissão” (CRP, 2016, p. 7). A partir da publicação Conversações em Psicologia, marque a opção INCORRETA.
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
A alternativa correta, ou melhor, a alternativa incorreta segundo o enunciado, é a Alternativa D.
Análise da Alternativa D: Esta afirmação menciona que, até recentemente, a postura crítica à medicalização era marginal na psiquiatria, mas que tem havido críticos como Allen Frances que apontam para um excesso de diagnósticos. A questão aqui é que a afirmação não está relacionada diretamente com o contexto da Psicologia da Educação, conforme mencionado na publicação Conversações em Psicologia. Portanto, a escolha dessa alternativa como incorreta se dá pela falta de alinhamento com o tema central da psicologia no contexto educacional.
Análise das Alternativas A, B, C e E: Todas essas alternativas discutem aspectos importantes da Psicologia da Educação e estão de acordo com a proposta do texto da Comissão de Psicologia e Educação.
Alternativa A: Destaca que a queixa escolar é construída socialmente e não é um fenômeno natural. Essa visão está alinhada com a crítica de que problemas escolares devem ser compreendidos em um contexto mais amplo, o que é coerente com o entendimento da psicologia no ambiente educacional.
Alternativa B: Enfatiza a tendência de reduzir questões complexas a problemas subjetivos, ignorando fatores políticos, econômicos e sociais. Esta é uma crítica comum no campo da psicologia crítica, que busca ampliar o olhar para além do indivíduo.
Alternativa C: Fala sobre os rótulos e estigmas que aprisionam os alunos, uma questão importante no contexto educacional, pois afeta diretamente o desenvolvimento e a percepção que o aluno tem de si mesmo.
Alternativa E: Discute a necessidade de desconstruir a ideia de psicologia como uma ciência exclusivamente "do bem", alertando contra práticas excludentes que profissionais podem inadvertidamente perpetuar. Isso reflete uma postura crítica e reflexiva necessária no ambiente escolar.
Em resumo, a questão aborda a inserção e a atuação crítica da Psicologia no campo educacional, destacando a importância de compreender o contexto social mais amplo em que se inserem os fenômenos escolares.
Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo