Sobre o transtorno desafiador-opositor, analise as assertiv...
I. Trata-se de um transtorno da infância que, se não tratado, pode evoluir para um transtorno conversivo de conduta no adulto. II. Na infância, tem maior incidência em meninas do que em meninos, mas, na adolescência, isto quase se iguala. III. Os sintomas de comportamento repetitivo e persistente de agir contrariamente àquilo que se pede manifesta-se no contexto familiar, nas relações sociais e escolares. IV. Os comportamentos são frequentemente hostis, negativistas, desafiadores, agressivos, incomodando e causando mal-estar nas pessoas com quem o paciente convive e, por isso, acabam tendo poucos contatos sociais.
Marque a opção que indica a(s) afirmativa(s) CORRETA(S).
- Gabarito Comentado (1)
- Aulas (5)
- Comentários (1)
- Estatísticas
- Cadernos
- Criar anotações
- Notificar Erro
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
A alternativa correta é C - III – IV.
Vamos entender por que essas afirmações estão corretas:
III. O Transtorno Desafiador-Opositor (TDO) é caracterizado por comportamentos repetitivos e persistentes de oposição e desafio às figuras de autoridade, como pais e professores. Esses comportamentos são evidentes no contexto familiar, nas relações sociais e escolares, refletindo a dificuldade da criança em aceitar regras e limites.
IV. As crianças com TDO frequentemente apresentam comportamentos hostis, negativistas, e desafiadores. Esses comportamentos podem se manifestar de forma agressiva, causando desconforto e mal-estar nas pessoas ao seu redor, o que pode levar à redução dos contatos sociais.
Agora, vamos analisar as alternativas incorretas:
I. A afirmação de que o TDO, se não tratado, pode evoluir para um "transtorno conversivo de conduta no adulto" está equivocada. O TDO pode, em alguns casos, progredir para transtornos de conduta mais sérios, mas não especificamente para um transtorno conversivo. Transtornos conversivos referem-se a um grupo diferente de condições que não são a progressão direta do TDO.
II. A afirmação de que o TDO tem maior incidência em meninas do que em meninos na infância está incorreta. Na verdade, o TDO é mais comumente diagnosticado em meninos durante a infância. Na adolescência, as diferenças entre os gêneros podem se igualar, mas a premissa inicial está equivocada.
Conclusão:
Para responder corretamente a questões sobre Transtorno Desafiador-Opositor, é importante compreender bem suas características, como ele afeta as interações sociais e o potencial de progressão para transtornos de conduta mais graves. As alternativas corretas focam nos sintomas e comportamentos típicos do transtorno, enquanto as alternativas incorretas apresentam informações imprecisas ou incorretas sobre sua evolução e incidência de gênero.
Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
GABARITO: C
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo