Em relação aos movimentos sociais da Primeira República, ana...
I. A exploração das camadas mais pobres da população e as dificuldades de acesso à propriedade rural podem ser encontradas como causas dos movimentos sociais conhecidos por: “Revolta de Canudos”, “Guerra do Contestado”, “Cangaço”.
II. Alguns deles possuíam a liderança de personagens percebidos por seus seguidores como verdadeiros “messias”; Antônio Conselheiro e José Maria representavam, portanto, um comando, que era ao mesmo tempo político e religioso.
III. O enfrentamento a tais movimentos correspondia, desse modo, tanto aos interesses das oligarquias latifundiárias quanto aos de um governo, que ainda almejava se consolidar em âmbito nacional e que, portanto, não poderia admitir tamanhas convulsões sociais.
IV. Em 1910, um grupo de marinheiros inconformados com as punições físicas, que sofriam através da ação de seus superiores, se rebelou. A questão racial, também, contribuiu igualmente para a eclosão do movimento, já que a grande maioria dos castigados era constituída por marinheiros negros, muitos dos quais eram ex-escravos.
Estão CORRETAS
- Gabarito Comentado (1)
- Aulas (7)
- Comentários (0)
- Estatísticas
- Cadernos
- Criar anotações
- Notificar Erro
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
Os movimentos sociais da Primeira República estão enraizados em uma série de fatores socioeconômicos e políticos. Vamos detalhar os itens mencionados para compreender melhor cada um:
- I. A exploração das camadas mais pobres da população e as dificuldades de acesso à propriedade rural são, de fato, causas subjacentes a movimentos como a "Revolta de Canudos", a "Guerra do Contestado", e o "Cangaço". Essas manifestações expressavam a insatisfação popular frente às desigualdades e injustiças vividas na época.
- II. Personagens carismáticos e com forte influência espiritual, como Antônio Conselheiro e José Maria, assumiram papéis de liderança nesses movimentos. Eles eram vistos como "messias" por seus seguidores, mesclando liderança política e religiosa, o que agregava uma forte dimensão simbólica às suas reivindicações.
- III. A repressão a tais movimentos refletia os interesses tanto das oligarquias latifundiárias quanto do governo federal, que buscava consolidar-se e impor uma ordem nacional. Por isso, as convulsões sociais provocadas por essas revoltas eram vistas com grande preocupação pelas autoridades.
- IV. A Revolta da Chibata, em 1910, é um exemplo claro de como as práticas desumanas, como as punições físicas sofridas pelos marinheiros, e questões raciais, dada a prevalência de marinheiros negros e muitos ex-escravos entre os castigados, culminaram em um movimento de rebelião. Essa revolta também reflete as tensões e demandas por respeito e dignidade que marcaram o período.
Diante dessas informações, podemos concluir que as afirmativas I, II, III e IV estão CORRETAS, e portanto, a alternativa correta é a E - todas.
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo