A osteoporose (OP) é uma doença esquelética sistêmica carac...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q2405305 Medicina
A osteoporose (OP) é uma doença esquelética sistêmica caracterizada por baixa massa óssea e desorganização da microarquitetura do tecido ósseo, que leva à fragilidade óssea e, consequentemente, à suscetibilidade a fraturas. Sobre a patologia em questão, assinale a alternativa correta que apresenta somente causas de osteoporose secundária.
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

Alternativa correta: D - Artrite reumatóide e Síndrome de Cushing.

A questão aborda a osteoporose (OP), que é uma doença esquelética sistêmica marcada pela baixa massa óssea e desorganização da microarquitetura do tecido ósseo. Essas alterações levam à fragilidade óssea e aumentam a suscetibilidade a fraturas. Ela solicita que seja identificada a alternativa que contém somente causas de osteoporose secundária.

Para resolver essa questão, é necessário entender a diferença entre osteoporose primária e secundária:

  • Osteoporose primária: Geralmente relacionada ao envelhecimento e à menopausa, sem uma causa subjacente específica.
  • Osteoporose secundária: Decorrente de outras condições médicas ou do uso de certos medicamentos.

A alternativa D é a correta porque tanto Artrite reumatóide quanto Síndrome de Cushing são condições que podem levar à osteoporose secundária.

  • Artrite reumatóide: Uma doença inflamatória crônica que pode acelerar a perda de massa óssea devido à inflamação sistêmica e ao uso de corticosteroides.
  • Síndrome de Cushing: Causada pelo excesso de cortisol no organismo, levando a um aumento na reabsorção óssea e diminuição da formação óssea.

Vamos agora analisar as alternativas incorretas:

A - Deficiência de vitamina D e doença pulmonar obstrutiva crônica:

  • A deficiência de vitamina D pode contribuir para a osteoporose, mas ela é mais frequentemente associada à osteomalácia.
  • A doença pulmonar obstrutiva crônica (DPOC) não é uma causa direta de osteoporose, embora os corticosteroides usados no tratamento possam contribuir para a doença.

B - Esclerose múltipla e baixa ingesta de cálcio na dieta:

  • A esclerose múltipla não é uma causa direta de osteoporose. Qualquer perda óssea seria secundária à imobilização ou ao uso de medicamentos.
  • A baixa ingesta de cálcio na dieta é um fator de risco, mas não uma causa direta de osteoporose secundária.

C - Síndrome de Turner e Síndrome de Down:

  • Ambas são condições genéticas que não são causas diretas de osteoporose secundária. Elas podem estar associadas a outros fatores de risco para osteoporose, mas não são causas primárias.

Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

A osteoporose secundária é aquela que resulta como consequência de outras condições médicas ou do uso de certos medicamentos. Na alternativa D, a artrite reumatóide e a Síndrome de Cushing são apresentadas como causas de osteoporose secundária, o que está correto. A artrite reumatóide é uma doença autoimune crônica que pode afetar a massa óssea, principalmente devido à inflamação crônica e ao uso de corticosteroides, que é comum no tratamento desta doença. A Síndrome de Cushing é caracterizada pelo excesso de cortisol no corpo, que pode ser devido ao uso de medicamentos corticosteroides ou por produção endógena excessiva, comumente por um tumor na glândula suprarrenal. O cortisol em excesso tem vários efeitos no metabolismo ósseo, incluindo a redução da formação óssea e o aumento da reabsorção óssea, contribuindo assim para o desenvolvimento da osteoporose. Por outro lado, as alternativas A, B e C incluem condições que podem estar associadas à osteoporose, mas nem todas são causas diretas de osteoporose secundária. Deficiência de vitamina D e baixa ingesta de cálcio, mencionadas nas alternativas A e B, são fatores de risco para o desenvolvimento de osteoporose primária, enquanto as condições genéticas como Síndrome de Turner e Síndrome de Down, mencionadas na alternativa C, podem ter associação com a osteoporose, mas não são causas secundárias típicas, diferentemente das condições endócrinas e inflamatórias listadas na alternativa correta, D.

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo