Hipertensão arterial (HA) é condição clínica multifatorial...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q1245115 Enfermagem
Hipertensão arterial (HA) é condição clínica multifatorial caracterizada por elevação sustentada dos níveis pressóricos ≥ 140 e/ou 90 mmHg. No Brasil, a HA atinge 32,5% (36 milhões) de indivíduos adultos, sendo mais de 60% dos idosos. Sobre a HÁ, assinale a alternativa correta:
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

Vamos analisar a questão sobre Hipertensão Arterial (HA), um tema muito relevante nas Doenças Crônicas Não Transmissíveis. A alternativa correta é a A.

A: A alternativa correta afirma que a prevalência de hipertensão arterial autorreferida é estatisticamente diferente entre os sexos, sendo maior entre mulheres e pessoas de raça negra/cor preta. Isso está de acordo com dados epidemiológicos que indicam essas características demográficas como tendo maior incidência de hipertensão, provavelmente devido a fatores genéticos, sociais e culturais.

B: A alternativa está incorreta pois descreve a pré-hipertensão com valores de pressão arterial sistólica (PAS) entre 121 e 149 e/ou pressão arterial diastólica (PAD) entre 81 e 99 mmHg. Na verdade, a pré-hipertensão é caracterizada por PAS entre 120-139 mmHg e PAD entre 80-89 mmHg. Portanto, os valores mencionados na questão estão fora do intervalo correto, tornando a afirmação errada.

C: A afirmação de que em homens, o risco aumentado de HA torna-se consistente a partir de 20g de álcool/dia está incorreta. O consumo de álcool é um fator de risco para hipertensão, mas estudos indicam que esse risco é dependente de vários fatores, não podendo ser generalizado para uma quantidade específica de consumo diário sem considerar a individualidade de cada pessoa e outros fatores de risco associados.

D: Esta alternativa está incorreta, pois sugere que adultos com maior nível de escolaridade apresentaram a maior prevalência de HA autorreferida. Na realidade, geralmente observa-se que uma maior escolaridade está associada a melhores condições de saúde e, portanto, a uma menor prevalência de hipertensão devido a fatores como melhor acesso à informação e cuidados de saúde.

Compreender a epidemiologia da hipertensão arterial é crucial para a prática da enfermagem e para a promoção da saúde. Ao estudar esses fatores, é possível contribuir para a diminuição da prevalência e das complicações associadas à hipertensão.

Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

B) pré-hipertensão - PAS: 120-139 mmHg e PAD: 80-89 mmHg, em indivíduos maiores de 18 anos

C) Álcool - O consumo habitual de álcool eleva a PA de forma linear e o consumo excessivo associa-se com aumento na incidência de HA. Estima-se que um aumento de 10 g/dia na ingestão de álcool eleve a PA em 1 mmHg, sendo que a diminuição nesse consumo reduz a PA. Recomenda-se moderação no consumo de álcool.

recomendação: Limitar o consumo diário de álcool a 1 dose nas mulheres e pessoas com baixo peso e 2 doses nos homens (Uma dose contém cerca de 14g de etanol e equivale a 350 ml de cerveja, 150 ml de vinho e 45 ml de bebida destilada.)

D) Adultos com menor nível de escolaridade (sem instrução e com Ensino Fundamental incompleto) apresentaram a maior prevalência de HA autorreferida

Prevalência entre mulheres e homens são semelhantes, mais elevada nos HOMENS acima de 50 anos,

(E NÃO MULHERES), a cor é duas vezes mais prevalentes em indivíduos de cor não branca.

Não existe diferença em relação a pa de brancos e negros

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo