De acordo com o Código de Ética Farmacêutica, marque V para ...
De acordo com o Código de Ética Farmacêutica, marque V para verdadeiro e F para falso:
(__) É direito do farmacêutico ser fiscalizado no âmbito profissional e sanitário, obrigatoriamente por farmacêutico.
(__) É direito do farmacêutico ter acesso a todas as informações técnicas relacionadas ao seu local de trabalho e ao pleno exercício da profissão.
(__) É direito do farmacêutico não ser limitado, por disposição estatuária ou regimental de estabelecimento farmacêutico, tampouco de instituição pública ou privada, na escolha dos meios cientificamente reconhecidos a serem utilizados no exercício da usa profissão.
A sequência correta é:
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
Para resolver essa questão, precisamos compreender o tema central que é o Código de Ética Farmacêutica. O Código de Ética estabelece os direitos e deveres dos farmacêuticos, garantindo condições adequadas para o exercício profissional.
A alternativa correta é a Alternativa D - V, V, V. Vamos entender o porquê:
(1) É direito do farmacêutico ser fiscalizado no âmbito profissional e sanitário, obrigatoriamente por farmacêutico.
Essa afirmação é verdadeira. O Código de Ética garante que a fiscalização do exercício profissional deve ser feita por alguém qualificado na área, ou seja, outro farmacêutico. Isso assegura que a fiscalização seja realizada com conhecimento técnico adequado.
(2) É direito do farmacêutico ter acesso a todas as informações técnicas relacionadas ao seu local de trabalho e ao pleno exercício da profissão.
Essa afirmação também é verdadeira. O farmacêutico deve ter acesso às informações necessárias para exercer sua profissão corretamente, garantindo a segurança e a eficácia dos serviços prestados.
(3) É direito do farmacêutico não ser limitado, por disposição estatuária ou regimental de estabelecimento farmacêutico, tampouco de instituição pública ou privada, na escolha dos meios cientificamente reconhecidos a serem utilizados no exercício da sua profissão.
Mais uma vez, a afirmação é verdadeira. O farmacêutico tem o direito de empregar os métodos e técnicas que são cientificamente reconhecidos, sem ser limitado por regras internas, desde que respeitem a legislação vigente.
Agora, analisamos por que as outras alternativas estão incorretas:
Alternativa A - F, V, F
Esta opção considera incorretamente a primeira e a terceira afirmações como falsas, o que não condiz com o Código de Ética.
Alternativa B - F, F, V
Nessa alternativa, a primeira e a segunda afirmações são consideradas falsas, o que está incorreto segundo o Código de Ética.
Alternativa C - F, V, V
A primeira afirmação é considerada falsa, o que está errado. A fiscalização deve ser feita por um farmacêutico.
Alternativa E - V, F, V
Esta opção considera a segunda afirmação como falsa, o que não é correto, pois o acesso às informações técnicas é um direito do farmacêutico.
Espero que esta explicação tenha ajudado a entender melhor a questão!
Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo