Lactente, 18 meses, é trazido ao pronto socorro devido a qua...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q2405306 Medicina
Lactente, 18 meses, é trazido ao pronto socorro devido a quadro de febre persistente e lábios inchados há 5 dias. A mãe da criança refere que acha que o filho está com alergia, pois apresenta edema e hiperemia da mucosa orofaríngea. Foi administrado dipirona pela mãe, a qual não obteve melhora dos sintomas.

Ao exame, paciente encontra-se irritado, prostrado e com temperatura corporal de 39,0° C. Foram observados lábios vermelhos, edemaciados e brilhantes associados à língua em aspecto de ‘’framboesa’’ na oroscopia. Além disso, há presença de hiperemia conjuntival e exantema.

De acordo com o caso clínico acima, assinale a alternativa que apresenta a hipótese diagnóstica mais provável e um exame subsidiário que a justifique, respectivamente. 
Alternativas

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

A questão apresenta um caso clínico de uma criança com febre persistente, lábios inchados, edema e hiperemia da mucosa orofaríngea, língua em aspecto de "framboesa", hiperemia conjuntival e exantema, o que são sinais sugestivos da Doença de Kawasaki. Esta é uma vasculite sistêmica de etiologia desconhecida, que afeta principalmente crianças menores de 5 anos. Os critérios diagnósticos incluem febre por pelo menos 5 dias e pelo menos quatro dos seguintes sinais: alterações nos lábios e na boca, exantema cutâneo, alterações nas extremidades, conjuntivite bilateral sem exsudato e linfadenopatia cervical. A escolha pela alternativa B - Doença de Kawasaki. Proteína C reativa - está correta porque a Proteína C reativa (PCR) é um exame subsidiário que reflete a presença de inflamação no corpo, sendo comumente elevada na Doença de Kawasaki, auxiliando assim no processo de diagnóstico e monitoramento da resposta à terapia. As outras opções (A, C e D) não se encaixam tão bem no quadro clínico e laboratorial descrito, ou não são os exames mais indicativos para confirmar o diagnóstico suspeito.

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo