Sobre exames laboratoriais em reumatologia, assinale a alte...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q2405309 Medicina
Sobre exames laboratoriais em reumatologia, assinale a alternativa que apresenta corretamente apenas anticorpos detectados na esclerose sistêmica. 
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

Alternativa correta: D - Anticentrômero e Anti-Scl-70

A questão aborda exames laboratoriais em reumatologia, especificamente sobre os anticorpos detectados na esclerose sistêmica. Esse é um tema importante pois o diagnóstico e o acompanhamento de diversas doenças reumatológicas dependem da correta identificação de marcadores autoimunes.

Justificativa da alternativa correta:

A esclerose sistêmica, também conhecida como esclerodermia, é uma doença autoimune caracterizada pelo endurecimento e fibrose da pele e de outros órgãos. Dois dos principais anticorpos que auxiliam no diagnóstico e classificação da esclerose sistêmica são:

  • Anticentrômero (ACA): Frequentemente associado à forma limitada da esclerose sistêmica, também conhecida como síndrome CREST.
  • Anti-Scl-70 (também conhecido como anti-topoisomerase I): Associado à forma difusa da esclerose sistêmica e está relacionado a um prognóstico mais grave devido ao maior risco de fibrose pulmonar.

Análise das alternativas incorretas:

A - Anticardiolipina e Anti-U1-RNP: Esses anticorpos não são específicos para esclerose sistêmica. O anticorpo anticardiolipina está geralmente associado à síndrome antifosfolípide, enquanto o anti-U1-RNP é mais comum em doenças como a doença mista do tecido conjuntivo (DMTC).

B - Anti-Th/To e Anti-histonas: Embora o anti-Th/To possa estar presente em algumas formas de esclerose sistêmica, o anti-histona é mais associado ao lúpus induzido por drogas. Portanto, essa combinação não é exclusiva para esclerose sistêmica.

C - ACPA e Anti-PL-7: O ACPA (anticorpo anti-peptídeo citrulinado cíclico) é um marcador específico para artrite reumatoide e o anti-PL-7 é associado à síndrome antisintetase, que faz parte do grupo das miopatias inflamatórias, não sendo relacionados à esclerose sistêmica.

Para responder corretamente a essa questão, é essencial ter conhecimento prévio sobre os marcadores autoimunes específicos e suas associações com diversas doenças reumatológicas. A esclerose sistêmica tem seus anticorpos característicos que são fundamentais para o diagnóstico e classificação da doença.

Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

A questão pede que seja identificada a alternativa que apresenta corretamente apenas anticorpos detectados na esclerose sistêmica, uma doença reumática autoimune que é caracterizada pelo endurecimento e perda da elasticidade da pele e de outros órgãos. A alternativa D é a correta porque lista dois anticorpos associados com a esclerose sistêmica: o anticentrômero e o Anti-Scl-70 (ou anti-topoisomerase I). O anticentrômero está frequentemente associado com a forma limitada da esclerose sistêmica, também conhecida como síndrome CREST, enquanto o Anti-Scl-70 é mais comum na forma difusa da doença, que tende a ser mais severa e acometer uma área maior do corpo. As outras opções incluem anticorpos que não são específicos para a esclerose sistêmica: a Anticardiolipina (associada com a síndrome antifosfolipíde), Anti-U1-RNP (encontrado na síndrome mista do tecido conjuntivo), Anti-Th/To e Anti-histonas (associados com outras condições reumatológicas), ACPA (anticorpo contra peptídeo cíclico citrulinado, associado à artrite reumatoide) e Anti-PL-7 (associado à dermatomiosite/polimiosite). Portanto, apenas a opção D fornece uma resposta precisa e exclusivamente relacionada à esclerose sistêmica.

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo