Considerando o guia de melhores práticas de contabilidade e ...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Ano: 2021 Banca: CFC Órgão: CFC Prova: CFC - 2021 - CFC - Auditor Independente - Previc |
Q1898210 Auditoria

Considerando o guia de melhores práticas de contabilidade e auditoria, elaborado e divulgado pela Superintendência Nacional de Previdência Complementar (Previc) no âmbito das Entidades Fechadas de Previdência Complementar (EFPCs), julgue os itens abaixo e, em seguida, assinale a opção CORRETA:


I. As informações contábeis devem ser elaboradas a partir da política contábil da EFPC, a fim de descrever contabilmente todos processos referentes à gestão previdencial, administrativa e de investimentos, evidenciando os fatos com critérios consistentes e verificáveis, em observância às Normas Brasileiras de Contabilidade, além das normas específicas editadas por órgão regulador, de forma tempestiva, sobretudo para que possam ser utilizadas no processo decisório e contemplando ainda, entre outros aspectos, a gestão de riscos e o tratamento das provisões contingenciais, ativos e passivos contingentes.

II. As demonstrações contábeis por plano de benefícios devem evidenciar o conjunto de compromissos atuariais e previdenciais avaliados no parecer atuarial de cada plano (Demonstração das Provisões Técnicas - DPT), a estrutura de ativos definida para atender a esses compromissos (Demonstração da Mutação do Ativo Líquido - DMAL) e os elementos que contribuem na visualização da evolução desses ativos entre os períodos (Demonstração do Ativo Líquido - DAL).

III. O controle patrimonial realizado por meio de escrituração contábil deve respeitar a independência patrimonial, de forma a identificar, separadamente, os planos de benefícios administrados pela EFPC e o Plano de Gestão Administrativa (PGA), visto que as informações segregadas são essenciais para os usuários da informação, sem prejuízos das demonstrações consolidadas.

IV. As demonstrações contábeis obrigatórias devem ser complementadas pelas notas explicativas às demonstrações contábeis consolidadas, Relatório dos Auditores Independentes (RAI), Relatórios dos Auditores Internos, parecer do atuário, relativo aos planos mais significativos de benefícios previdencial, parecer do Conselho Fiscal (CF) e manifestação do Conselho Deliberativo (CD) com a aprovação das demonstrações contábeis.


Estão CORRETOS apenas os itens:

Alternativas