A elasticidade-preço da demanda pode apresentar valores dif...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q1969074 Economia
A elasticidade-preço da demanda pode apresentar valores diferentes numa mesma curva de demanda. Cada produto e serviço apresentam diferentes elasticidades pois, existem fatores que fazem este coeficiente ser diferente. Analise os fatos descritos a seguir e dê valores Verdadeiro (V) ou Falso (F).
( ) Quanto menos substitutos uma mercadoria tiver, maior deverá ser o valor da elasticidade-preço da demanda.
( ) Quanto mais essencial for um bem, mais inelástica tenderá a ser sua demanda.
( ) Quanto menor for o peso do bem no orçamento do consumidor, mais inelástica deverá ser a sua demanda.
( ) As elasticidades de longo prazo (um ano ou mais) em geral são maiores que as elasticidades de curto prazo (poucos meses).
Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta de cima para baixo.
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

Questão sobre elasticidade-preço da demanda e suas características, tema da Teoria do Consumidor dentro de Microeconomia. Vamos analisar os itens na ordem em que aparecem:

(F) - De forma alguma, se há poucos substitutos, a dificuldade em se contornar elevações de preço dessa mercadoria será alta e, portanto, menor deverá ser o valor da elasticidade-preço da demanda, podendo, inclusive, ser inelástica;

(V) - Isso mesmo, a essencialidade do bem faz com que seja muito difícil abrir mão de seu consumo, ou seja, independente da elevação de preço, o consumidor continuará tendo que adquirir tal bem e, consequentemente, mais inelástica tenderá a ser sua demanda. É o caso do arroz, do sal, do café, da energia elétrica etc;

(V) - Essa, talvez, seja a assertiva menos intuitiva. O fato do bem ocupar uma reduzida parcela do orçamento, torna o impacto de elevações no seu preço menos significativo para o poder de compra do consumidor ou, em outras palavras, ele "sente" menos o aumento e, portanto, sua demanda tende a ser menos sensível (inelástica) às alterações de preço;

(V) - Exatamente, isso ocorre porque o consumidor consegue se adaptar melhor às alterações de preço no longo prazo. Pensem, por exemplo, em um aumento muito significativo da gasolina e do álcool, com um ano ou mais, os consumidores podem modificar seus veículos para rodarem com GNV.

Portanto, a sequência fica: F - V - V - V.

GABARITO DO PROFESSOR: LETRA A.

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

Vamos analisar cada afirmação:

"Quanto menos substitutos uma mercadoria tiver, maior deverá ser o valor da elasticidade-preço da demanda."

  • Falso. Menos substitutos indicam que a demanda será mais inelástica (menos sensível ao preço), já que o consumidor tem menos opções.

"Quanto mais essencial for um bem, mais inelástica tenderá a ser sua demanda."

  • Verdadeiro. Bens essenciais, como alimentos básicos ou medicamentos, têm demanda menos sensível às variações de preço, ou seja, inelástica.

"Quanto menor for o peso do bem no orçamento do consumidor, mais inelástica deverá ser sua demanda."

  • Verdadeiro. Produtos que representam uma pequena fração do orçamento, como sal ou fósforos, tendem a ter demanda menos sensível ao preço.

"As elasticidades de longo prazo (um ano ou mais) em geral são maiores que as elasticidades de curto prazo (poucos meses)."

  • Verdadeiro. No longo prazo, os consumidores têm mais tempo para ajustar seu comportamento, como encontrar substitutos ou mudar hábitos, tornando a demanda mais elástica.

Sequência correta: F - V - V - V.

Resposta: A.

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo