Texto para resolução da questão. ...
O Luftal do boi
Por Juliana Ribeiro
Foi-se o tempo em que os bois podiam pastar pela imensidão verde sem causar preocupações. O sossego terminou quando há alguns anos estudos indicaram que os gases emitidos por bovinos eram um dos maiores causadores do efeito estufa. Pesquisadores concluíram que o volume de metano (CH4) emitido por animal, cerca de 51 quilos ao ano, contribui para acelerar o aquecimento do planeta. No Brasil, estima-se que os mais de 205 milhões de cabeças emitam 8 milhões de toneladas do gás ao ano. De uma hora para outra, “flatulências” e “arrotos” passaram a ser vistos com desconforto por pecuaristas e com histeria por ambientalistas. Mas Michael Mathres, um pesquisador britânico, vem analisando um composto à base de alho que reduz em 20% a emissão de metano por animal, ou 10,2 quilos ao ano. “Ele pode ser dado junto com a ração”, explica. Batizado de Mootral, o produto recebeu investimentos de R$ 1 milhão. “O alho reduz a produção de metano ao selecionar as bactérias que fazem a digestão no boi”, explica Sérgio Raposo de Medeiros, pesquisador da EMBRAPA Gado de Corte.
É justamente na digestão que “mora” o problema. Segundo Antonio Carlos Silveira, professor titular do departamento de nutrição animal da Unesp de Botucatu (SP), os alimentos consumidos por bovinos começam a ser digeridos e são transformados em ácidos graxos. “Dessa produção resulta a energia para o animal, e uma parte se transforma em metano”. Silveira conta que, da energia bruta de um boi adulto com 500 quilos, 30% se perdem nas fezes e, dos 70% restantes, 9% são perdidos com o metano. Aí é que o Mootral promete ganhos, já que reduz a produção de CH4. “Isso melhora o ganho de carne e energia”, completa Mathres.
Mas engana-se quem pensa que o metano emitido pelos bovinos é o responsável pelo efeito estufa. “Todos os ruminantes do mundo produzem cerca de 15% do gás emitido no planeta”, pondera Medeiros. A tendência é uma queda nessa produção com práticas simples como a realização do confinamento. “O gado confinado, ao comer rações, produz menos metano do que o boi a pasto”, diz o pesquisador. Os bois agradecem.
Fonte: Dinheiro Rural. 70 ed. Agosto, 2010, p. 48.
De acordo com o texto, o Luftal do boi é:
- Gabarito Comentado (1)
- Aulas (1)
- Comentários (1)
- Estatísticas
- Cadernos
- Criar anotações
- Notificar Erro
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
Vamos analisar a questão sobre o "Luftal do boi" com o texto de apoio como referência.
Alternativa Correta: A - o arroto.
Tema Central da Questão: A questão gira em torno da contribuição dos bovinos, através dos gases, para o efeito estufa. Mais especificamente, foca-se na comparação dos efeitos dos arrotos e flatulências dos bois e no impacto ambiental do metano.
Resumo Teórico: Como explicado no texto, os bovinos emitem metano durante o processo digestivo, tanto por meio de arrotos quanto de flatulências. O metano é um gás de efeito estufa potente, e o texto discute maneiras de reduzir suas emissões, como o uso do produto Mootral, que diminui a produção de metano através da alimentação.
Justificativa da Alternativa Correta (A - o arroto): No texto, os arrotos são mencionados explicitamente como uma das formas de emissão de metano pelos bovinos. O uso do termo "Luftal do boi" é uma analogia com o medicamento humano Luftal, que é usado para tratar gases no sistema digestivo. Assim, a associação do arroto como uma forma de liberação de gás é a opção que mais se alinha com a ideia de tratar ou melhorar a condição digestiva dos bois, tal como o Luftal faz em humanos.
Análise das Alternativas Incorretas:
- B - a flatulência: Embora as flatulências também emitam metano, o texto destaca especificamente os arrotos como comparáveis ao "Luftal do boi".
- C - o gás: Esta alternativa é vaga, pois não especifica qual gás ou como ele se relaciona com o contexto específico do "Luftal".
- D - o Mootral: O Mootral é um produto que ajuda a reduzir a produção de metano, mas não é o "Luftal" em si. Ele é mais um meio de mitigar o problema, não a sua definição.
- E - o metano: O metano é o gás em questão, mas a pergunta busca identificar o processo ou elemento que simbolizaria o "Luftal", que é mais precisamente o arroto.
Em questões de interpretação de texto como esta, é fundamental compreender o contexto e as analogias apresentadas para identificar a resposta correta.
Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
questão imoral
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo