De acordo com as ideias do quarto parágrafo, os dados do Ín...
Cresce preocupação de investidores com sustentabilidade
Pesquisa da consultoria Ernst & Young mostra que cada vez mais os investidores consideram dados socioambientais e de governança antes de decidir pôr dinheiro em uma empresa.
No ano passado, 68% disseram que essas informações têm papel fundamental na escolha do destino final dos recursos. É uma evolução em relação a 2015, quando 52% afirmavam atentar para essas questões.
A consultoria ouviu 320 investidores ao redor do mundo, sendo um terço deles com mais de US$ 10 bilhões em ativos sob gestão.
No Brasil, uma das tentativas de estabelecer parâmetros sobre esses dados para o mercado financeiro vem do Índice de Sustentabilidade da Bolsa. Os dados comparam o desempenho de empresas sob aspectos como eficiência econômica, equilíbrio ambiental, justiça social e governança corporativa. Desde que foi lançado, esse Índice já acumula valorização de 154,6%. Para H. Bueno, da EY, escândalos ambientais e sociais recentes – e as consequências desses casos sobre as ações das empresas – fazem com que a sustentabilidade ganhe mais espaço dentro das corporações.
O estudo cita o episódio envolvendo uma grande fabricante de veículos, que usava um software para manipular testes de verificação das emissões de gases poluentes pelos veículos da montadora.
Nos dias seguintes às denúncias, as ações da empresa chegaram a desvalorizar 42,2%.
O mercado e os consumidores cobram idoneidade das companhias. “O consumidor tem uma reação imediata em parar de consumir o produto de empresas que estão envolvidas em corrupção e em algum tipo de manipulação. A sustentabilidade é um caminho sem volta. As empresas precisam transitar por esse caminho, senão vão ser penalizadas no mercado consumidor ou na capacidade de receber investimentos”, afirma Bueno.
(Danielle Brant. Folha de S.Paulo, 07.08.2017. Adaptado)
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
Para compreender melhor a questão do Índice de Sustentabilidade da Bolsa, é necessário focar nos critérios utilizados para avaliar as empresas. O índice leva em consideração o desempenho das companhias em áreas essenciais, como:
Eficiência econômica, que trata da capacidade da empresa de ser economicamente viável e produtiva;
Equilíbrio ambiental, relacionado ao impacto ambiental das atividades da empresa e como ela busca minimizá-lo;
Justiça social, que avalia as políticas da empresa em relação à equidade e aos benefícios sociais;
Governança corporativa, que considera a transparência, ética e a forma como a empresa é administrada.
Estes aspectos são indicadores de uma gestão séria e comprometida com práticas sustentáveis e éticas, o que corresponde à alternativa C da questão - na avaliação das empresas quanto a quesitos como seriedade administrativa.
---------------------------------------------------
GABARITO: C
Lembre-se de que a sustentabilidade é um aspecto cada vez mais valorizado no mundo dos negócios. As empresas que não adotam práticas sustentáveis estão sujeitas a perder credibilidade e oportunidades de investimento. Continue se esforçando e mantenha o foco nos seus estudos!
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
GABARITO: C
"No Brasil, uma das tentativas de estabelecer parâmetros sobre esses dados para o mercado financeiro vem do Índice de Sustentabilidade da Bolsa. Os dados comparam o desempenho de empresas sob aspectos como eficiência econômica, equilíbrio ambiental, justiça social e governança corporativa."
Esses quesitos, em negrito, permitem afirmar se a empresa possui seriedade administrativa.
---------------------------------------------------
Se houver erros, por favor, corrijam-me.
Não desistam, pessoal!! Todo esse esforço valerá a pena, podem ter certeza!! Deus abençoe vocês.
O que seria seriedade administrativa?
"Governança corporativa corresponde aos processos, costumes, políticas, leis e instituições que são usados para fazer a administração de uma empresa."
https://www.significados.com.br/governanca-corporativa/
Pesquisa da consultoria Ernst & Young mostra que cada vez mais os investidores consideram dados socioambientais e de governança antes de decidir pôr dinheiro em uma empresa.
O "Seriedade Administrativa" me pegou nessa questão.
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo