Os efeitos dos fármacos estão diretamente relacionados com ...
I- Os efeitos dos fármacos estão diretamente relacionados com as concentrações plasmáticas, mas isso não significa necessariamente que os efeitos são paralelos ao curso do tempo das concentrações.
II- A relação entre concentração do fármaco e efeito é linear, o efeito, em geral, é linearmente proporcional à concentração.
III- As alterações nos efeitos dos fármacos com frequência são retardadas em relação às mudanças de concentração plasmática. Esse retardo pode refletir o tempo necessário para que o fármaco se distribua do plasma para o sítio de ação. O retardo, devido à distribuição, é um fenômeno farmacodinâmico, que é responsável por atrasos de alguns minutos horas.
Está CORRETO o que se afirma em:
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
I- Os efeitos dos fármacos estão diretamente relacionados com as concentrações plasmáticas, mas isso não significa necessariamente que os efeitos são paralelos ao curso do tempo das concentrações. (Correto)
II- A relação entre concentração do fármaco e efeito é linear, o efeito, em geral, é linearmente proporcional à concentração. (Errado, a própria afirmativa anterior diz o contrário, não se pode dizer que a concentração e o efeito do fármaco acompanharão um ao outro linearmente, visto que o efeito decorre também de outros fatores, como os farmacodinâmicos de interação fármaco-receptor como a afinidade, independentemente da máxima concentração ou não do fármaco).
III- As alterações nos efeitos dos fármacos com frequência são retardadas em relação às mudanças de concentração plasmática. Esse retardo pode refletir o tempo necessário para que o fármaco se distribua do plasma para o sítio de ação. O retardo, devido à distribuição, é um fenômeno farmacodinâmico, que é responsável por atrasos de alguns minutos horas. (Errado, a distribuição é um fenômeno farmacocinético).
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo