Doença crônica irreversível, caracterizada por obstrução br...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q642581 Enfermagem
Doença crônica irreversível, caracterizada por obstrução brônquica e distensão alveolar, onde o fumo e a poluição ambiental persistentes são considerados fatores de risco para sua ocorrência. Esta definição refere-se à seguinte patologia:
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

A alternativa correta é a C - enfisema.

Enfisema é uma doença crônica irreversível que faz parte do grupo de doenças conhecidas como Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica (DPOC). É caracterizada pela obstrução brônquica e distensão alveolar, frequentemente resultante de danos aos alvéolos pulmonares, o que compromete a troca gasosa eficiente.

Fatores de risco como o fumo e a poluição ambiental desempenham um papel significativo no desenvolvimento do enfisema. Esses fatores causam inflamação e dano aos tecidos pulmonares, levando à perda de elasticidade dos alvéolos, dificultando a respiração eficiente.

Analisando as alternativas incorretas:

  • A - Bronquite: É uma inflamação dos brônquios, frequentemente causada por infecções ou irritantes como o cigarro, mas não envolve distensão alveolar. A bronquite pode ser aguda (curta duração) ou crônica (associada ao tabagismo), mas a definição dada na questão se refere especificamente ao enfisema.
  • B - Asma: Trata-se de uma condição respiratória caracterizada por inflamação e estreitamento das vias aéreas, levando a sintomas como chiado e falta de ar. É uma condição reversível, especialmente com tratamento adequado, e não se caracteriza por distensão alveolar.
  • D - Pneumonia: É uma infecção dos alvéolos pulmonares, geralmente causada por bactérias, vírus ou fungos. Não é uma doença crônica e tem tratamento, diferentemente do enfisema que é irreversível e crônica.

Ao identificar a obstrução brônquica e a distensão alveolar como características principais, associadas a fatores de risco como o tabagismo, a resposta correta para a questão é, sem dúvida, o enfisema.

Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

Olha,  a bronquite pode ser aguda ou cronica. Tanto a bronquite cronica quanto o enfisema são tipos de DPOC onde o fumo e a poluição ambiental persistentes são considerados fatores de risco para sua ocorrência. 

No caso da bronquite crônica, ocorre uma hipertrofia glandular, desencadeando uma inflamação e maior produção de muco, causando uma estenose nos brônquios, com consequente diminuição do fluxo de ar. Nos casos em que ocorre um agravamento da inflamação, como nas infecções bacterianas, a produção de muco exacerba-se.

Hoje em dia, é mais comumente utilizado o termo DPOC quando se faz menção à bronquite crônica e ao enfisema pulmonar, uma vez que ambas coexistem no mesmo paciente, causando obstrução à passagem do fluxo de ar.

Gabarito: Letra C.

 

De acordo com o CAB nº 25 DOENÇAS RESPIRATÓRIAS CRÔNICAS.Brasília – DF 2010 e o artigo Patogenia da doença pulmonar obstrutiva crônica

 

Asma

 

Doença inflamatória crônica, caracterizada por hiper-responsividade das vias aéreas inferiores e por limitação variável ao fluxo aéreo, reversível espontaneamente ou com tratamento.


É uma condição multifatorial determinada pela interação de fatores genéticos e ambientais.

 

FATORES de RISCO

Os fatores de risco podem ser divididos em ambientais e próprios do paciente, como é o caso dos aspectos genéticos, obesidade e sexo masculino (durante a infância).

Os fatores ambientais são representados pela exposição à poeira domiciliar e ocupacional, baratas, infecções virais (especialmente vírus sincicial respiratório e rinovírus).

 

Enfisema

 

O enfisema pulmonar é definido anatomicamente como aumento dos espaços aéreos distais ao bronquíolo terminal, com destruição das paredes alveolares.

 

Enfisema é uma doença crônica dos pulmões na qual os alvéolos estão destruídos, dilatados e hiperinflados. A hiperinflação é o resultado da rotura das paredes dos alvéolos, o que produz diminuição da função respiratória e falta de ar.

 

Essa lesão dos espaços aéreos é permanente, irreversível e lentamente progressiva.

 

FATORES de RISCO

O fumo e a poluição ambiental.

No enfisema tem obstrucao bronquica? Ha na vdd destuicao do parenquima. Como se dara obstrucao? Proc inflamatorio local?

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo