A atividade notavelmente poderosa e específica dos fármacos...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q2299461 Farmácia
A atividade notavelmente poderosa e específica dos fármacos antimicrobianos decorre de sua seletividade para alvos que são exclusivos dos microrganismos procariotas e dos fungos, ou que são muito mais importantes nesses microrganismos do que nos seres humanos. Levando em consideração os conhecimentos sobre os fármacos antimicrobianos, avalie as sentenças a seguir em (V) para as verdadeiras e (F) para as falsas:

(  ) As tetraciclinas são antibióticos bactericidas de amplo espectro que inibem a síntese proteica. A inibição da síntese proteica ocorre por meio da ligação ao RNA ribossomal 50S. A atividade é reduzida em pH alcalino.

(  ) As penicilinas, à semelhança de todos os antibióticos b-lactâmicos, inibem o crescimento das bactérias ao interferir na reação de transpeptidação da síntese da parede celular bacteriana.

(  ) Os aminoglicosídeos são inibidores reversíveis da síntese proteica. Uma vez dentro da célula, os aminoglicosídeos se ligam de maneira reversível à subunidade 30S do ribossomo bacteriano, bloqueando a ligação do aminoacil-tRNA ao sítio aceptor no complexo mRNA-ribossomo.

A sequência CORRETA é: 
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

Vamos analisar a questão sobre fármacos antimicrobianos, que requer conhecimentos básicos de farmacologia para identificar a ação de diferentes classes de antibióticos. O tema é a seletividade e mecanismo de ação desses medicamentos.

A alternativa correta é a A - F- V- F.

Veja abaixo a análise de cada sentença:

(  ) As tetraciclinas são antibióticos bactericidas de amplo espectro que inibem a síntese proteica. A inibição da síntese proteica ocorre por meio da ligação ao RNA ribossomal 50S. A atividade é reduzida em pH alcalino.

Comentário: Esta sentença é falsa. As tetraciclinas são bacteriostáticas, não bactericidas. Elas inibem a síntese proteica ligando-se à subunidade 30S do ribossomo bacteriano, e não à 50S. Além disso, a atividade delas geralmente é mais afetada por um pH ácido, e não alcalino.

(  ) As penicilinas, à semelhança de todos os antibióticos β-lactâmicos, inibem o crescimento das bactérias ao interferir na reação de transpeptidação da síntese da parede celular bacteriana.

Comentário: Esta sentença é verdadeira. As penicilinas e outros antibióticos β-lactâmicos atuam inibindo a síntese da parede celular bacteriana, especificamente na reação de transpeptidação, que é crucial para a formação da parede celular.

(  ) Os aminoglicosídeos são inibidores reversíveis da síntese proteica. Uma vez dentro da célula, os aminoglicosídeos se ligam de maneira reversível à subunidade 30S do ribossomo bacteriano, bloqueando a ligação do aminoacil-tRNA ao sítio aceptor no complexo mRNA-ribossomo.

Comentário: Esta sentença é falsa. Os aminoglicosídeos são conhecidos por serem inibidores irreversíveis da síntese proteica. Eles realmente se ligam à subunidade 30S, mas essa ligação é irreversível e causa erros na leitura do mRNA, levando à produção de proteínas defeituosas.

Conforme analisado, a sequência correta é A - F- V- F.

Espero que este comentário tenha esclarecido a questão! Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

(F) As tetraciclinas são antibióticos bactericidas de amplo espectro que inibem a síntese proteica. A inibição da síntese proteica ocorre por meio da ligação ao RNA ribossomal 50S. A atividade é reduzida em pH alcalino.

As tetraciclinas atuam através da inibição da síntese proteica bacteriana, o que ocorre principalmente através da sua ligação reversível à subunidade 30S do ribossomo bacteriano.

(V) As penicilinas, à semelhança de todos os antibióticos b-lactâmicos, inibem o crescimento das bactérias ao interferir na reação de transpeptidação da síntese da parede celular bacteriana.

(F) Os aminoglicosídeos são inibidores reversíveis da síntese proteica. Uma vez dentro da célula, os aminoglicosídeos se ligam de maneira reversível à subunidade 30S do ribossomo bacteriano, bloqueando a ligação do aminoacil-tRNA ao sítio aceptor no complexo mRNA-ribossomo.

Bactericidas por causarem alterações em proteínas sintetisadas pela bactéria, ao ligarem-se irreversivelmente aos ribossomas bacterianos.

as penicilinas não são bacteriostáticos, são bactericidas, elas não inibem o seu crescimento, elas causam a morte da bactéria

no bloqueio da síntese proteica, este será irreversível

Bizu que vi aqui no QC:

30S

TrintA: Tetraciclina e Aminoglicosídeos (ambos inibem irreversivelmente a subunidade 30S do ribossomo bacteriano)

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo