A malária é a mais importante doença parasitária dos seres ...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q2299462 Farmácia
A malária é a mais importante doença parasitária dos seres humanos, acometendo centenas de milhões de pessoas por ano. Quatro espécies de plasmódio comumente causam a malária humana: Plasmodium falciparum, P. vivax, P. malariae e P. ovale. Embora todas as últimas espécies possam provocar doença significativa, o P. falciparum é responsável pela maioria das complicações graves e mortes. A resistência medicamentosa é um problema terapêutico importante, especialmente com o P. falciparum.

Baseado nos conhecimentos sobre os fármacos antimaláricos disponíveis, avalie novamente as sentenças em (V) para as verdadeiras e (F) para as falsas:
(   )A cloroquina tem sido o medicamento preferencial para o tratamento e quimioprofilaxia da malária desde a década de 1940, mas sua utilidade contra o P. falciparum foi gravemente comprometida pela resistência medicamentosa. Ela permanece sendo o medicamento preferencial para tratamento do P. falciparum sensível e de outras espécies de malária humana.

(   ) A cloroquina costuma ser muito bem tolerada, mesmo com o uso prolongado. O prurido é comum, principalmente nos africanos. Náuseas, vômitos, dor abdominal, cefaleia, anorexia, malestar, turvação da visão e urticária são raros. A administração após as refeições pode reduzir alguns efeitos adversos.

(   ) As artemisininas atualmente estão bastante disponíveis, mas a monoterapia para o tratamento de malária não complicada é fortemente desestimulada. Em vez da monoterapia, são recomendadas as terapias combinadas à base de artemisinina com formulação conjunta, para melhorar a eficácia e evitar a seleção de parasitas resistentes à artemisinina.

Avaliadas as sentenças, a sequência CORRETA é: 
Alternativas

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

  • V - Cloroquina e Resistência: A cloroquina foi a principal escolha para tratar a malária por décadas, mas com o tempo, o Plasmodium falciparum desenvolveu resistência, o que limitou sua eficácia em muitas regiões. Ainda assim, onde a resistência não é um problema, a cloroquina continua sendo usada, especialmente para outras formas de malária além do P. falciparum.
  • V - Efeitos Colaterais da Cloroquina: Embora a cloroquina seja geralmente bem tolerada, algumas pessoas, especialmente africanos, podem experimentar coceira como efeito colateral. Outros efeitos adversos, como problemas estomacais e dores de cabeça, são menos comuns, mas tomar o medicamento após as refeições pode ajudar a evitar esses desconfortos.
  • V - Uso de Artemisininas: As artemisininas são medicamentos potentes contra a malária, mas seu uso isolado não é recomendado para evitar que os parasitas desenvolvam resistência. Por isso, são combinadas com outros medicamentos, o que aumenta a eficácia do tratamento e reduz o risco de resistência.

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo