Assinale a afirmação correta com relação à expressão destac...
A idade das palavras
Já cansei de ver gente madura falando gíria para parecer jovem. O trágico é que, em geral, a gíria é velha, daí que é terrível ver uma senhora madura e plastificada dizendo “Eu sou prafrentex!”.
Esse termo foi usado nos anos 60 para dizer que uma jovem aceitava comportamentos mais ousados, tipo viajar no fim de semana para a praia com um grupo de amigos, o máximo de liberdade imaginável até então.
Mas agora é passado… Assim como as variações para falar de homem bonito. Houve época em que era “pão”, agora se usa gato, se não estou atrasado… Volta e meia noto alguém exclamar à passagem de um homem atlético: “Ai, que pão!”.
Esse é o mal das gírias. Marcam a juventude de cada um. O tempo passa, mas fica difícil mudar o modo de falar.
Lembro o sucesso de “boko moko”, criado por uma marca de refrigerante para rotular de cafona quem não tomava a tal bebida. Caiu na boca do povo. Cafona vale? Ou devo dizer “out”, como na década de 90?
Reconheço, tenho saudade de certos termos. Lembro-me das conversas com os amigos nos anos 70, quando fiz faculdade e era frequente ouvir “tou numas com ela”, equivalente, guardadas algumas proporções, ao “ficar” de hoje em dia.
Que adolescente aceitaria hoje ir a um “mingau dançante”? Vão para a balada, para a “night”. Aliás, a maioria foge de mingau e de qualquer delícia que engorde!
Muita gente odeia gíria e a considera um dialeto capaz de estraçalhar a língua. Elas esquecem que, no seu tempo, também a usavam.
Não é fácil acompanhar sua evolução e, às vezes, me confundo: não sei se ainda se fala “hype” para indicar algo que no passado foi “in”. Ou que alguém é “fashion”, para dizer que está “nos trinques”, como nos anos 80.
A verdade é: não há botox ou plástica que resista. Gíria velha denuncia a idade mais do que as rugas!
(Walcyr Carrasco. http://vejasp.abril.com.br/cidades/
a-idade-das-palavras/ Adaptado)
- Gabarito Comentado (1)
- Aulas (2)
- Comentários (3)
- Estatísticas
- Cadernos
- Criar anotações
- Notificar Erro
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
Para resolver esta questão, estamos lidando com a interpretação de texto, mais especificamente com o uso de expressões em sentido próprio ou figurado. O foco está em identificar como as palavras destacadas são usadas no contexto do texto.
Alternativa B: "Em – uma senhora madura e plastificada – está empregada em sentido figurado, significando que essa mulher já se submeteu à cirurgia plástica."
A expressão "plastificada" é usada em sentido figurado. No contexto do texto, "plastificada" não significa que a senhora é literalmente feita de plástico, mas que ela passou por procedimentos estéticos (como cirurgias plásticas) para parecer mais jovem. Essa é a alternativa correta, pois a expressão reflete uma ideia ou conceito de maneira não literal, ilustrando como a linguagem figurada pode transmitir uma crítica social ou cultural.
Agora, vamos analisar por que as outras alternativas estão incorretas:
Alternativa A: "Em – O trágico é que, em geral, a gíria é velha…" – está empregada em sentido próprio, significando palavra de uso formal."
A palavra "gíria" não está sendo usada em sentido próprio como palavra de uso formal. Pelo contrário, gíria é, por definição, uma linguagem informal. Portanto, esta alternativa está incorreta porque há um erro de interpretação sobre o que significa "sentido próprio".
Alternativa C: "Em – … criado por uma marca de refrigerante…" – está empregada em sentido figurado, significando que a bebida foi sucesso de vendas."
O termo "criado" é usado em sentido próprio, indicando que a expressão "boko moko" foi realmente inventada pela marca de refrigerante. Não há uso figurado aqui, pois não se está atribuindo um sentido novo ou metafórico à palavra "criado".
Alternativa D: "Em – Que adolescente aceitaria hoje ir a um “mingau dançante”? – está empregada em sentido próprio, significando festas específicas para jovens."
A expressão "mingau dançante" é, na verdade, um uso histórico ou nostálgico de como eram chamadas certas festas no passado, mas não representa o sentido formal dessas festas no presente. A expressão não está sendo usada em seu sentido próprio, mas em um contexto histórico.
Alternativa E: "Em – Muita gente odeia gíria…" – está empregada em sentido figurado, significando que há indivíduos que recriminam esse tipo de vocabulário."
A palavra "odeia" é utilizada em seu sentido próprio, indicando uma forte aversão ou antipatia por gírias. Não há sentido figurado aqui, pois a palavra "odeia" está sendo usada de maneira direta e literal.
Ao analisar as alternativas, é importante prestar atenção no contexto em que as palavras são usadas, identificando se o sentido é literal (próprio) ou não literal (figurado). Isso ajuda a evitar confusões e a escolher a resposta correta.
Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
Analisando as alternativas:
a) Em – O trágico é que, em geral, a gíria é velha… – está empregada em sentido próprio, significando palavra de uso formal.
Errada. A palavra destacada esta em sentido próprio, entretando não é de uso formal
c) Em – … criado por uma marca de refrigerante… – está empregada em sentido figurado, significando que a bebida foi sucesso de vendas.
Errada. A palavra destacada está no sentido denotativo (formal).
d) Em – Que adolescente aceitaria hoje ir a um “mingau dançante”? – está empregada em sentido próprio, significando festas específicas para jovens.
Errada. A palavra destacada está no sentido informal (GÍRIA)
e) Em – Muita gente odeia gíria… – está empregada em sentido figurado, significando que há indivíduos que recriminam esse tipo de vocabulário.
Errada. A palavra destacada está no sentido formal(denotativo)
d) Em – Que adolescente aceitaria hoje ir a um “mingau dançante”? – está empregada em sentido próprio, significando festas específicas para jovens.
Errada. Entendo que mingau dançante revela uma POLISSEMIA. Pois, pelo seu contexto, a palavra mingua assume um outro signifcado qual seja FESTA. Não se esá atribuindo um sentido fantasioso (Conotativo) á palvra, mas sim ampliando o sua significação através de uma expressao (dançante) que completa e esclareçe o sentido de "mingau"!.
GABARITO: LETRA B
DENOTAÇÃO:
Quando a linguagem está no sentido denotativo, significa que ela está sendo utilizada em seu sentido literal, ou seja, o sentido que carrega o significado básico das palavras, expressões e enunciados de uma língua. Em outras palavras, o sentido denotativo é o sentido real, dicionarizado das palavras.
De maneira geral, o sentido denotativo é utilizado na produção de textos que tenham função referencial
CONOTAÇÃO:
Quando a linguagem está no sentido conotativo, significa que ela está sendo utilizada em seu sentido figurado, ou seja, aquele cujas palavras, expressões ou enunciados ganham um novo significado em situações e contextos particulares de uso.
De maneira geral, é possível encontrarmos o uso da linguagem conotativa nos gêneros discursivos textuais primários, ou seja, nos diálogos informais do cotidiano.
FONTE: https://portugues.uol.com.br/redacao/denotacao-conotacao.html
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo