Paciente P.J.A, de 22 anos de idade, foi encaminhado, refere...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Ano: 2023 Banca: CETAP Órgão: HOL Prova: CETAP - 2023 - HOL - Técnico de Enfermagem |
Q2427172 Enfermagem

Paciente P.J.A, de 22 anos de idade, foi encaminhado, referenciado, da clínica da família para o Hospital do Pará (HP) com sinais e sintomas gripais. A suspeita é contaminação por COVID 19. Ele foi admitido na porta de entrada do referido hospital utilizando máscara modelo PFF2 e com histórico de diabetes melitus e hipertensão arterial sistêmica. O cliente refere dor de cabeça persistente, perda parcial do olfato e falta de ar, necessitando de oxigênio suplementar, em princípio por cateter nasal à 2 L/min; febre < 38ºC. Qual seria a conduta padronizada?

Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

Vamos analisar a questão proposta.

Alternativa correta: A

O paciente P.J.A foi encaminhado ao hospital com suspeita de COVID-19, usando máscara modelo PFF2 (N95), que é recomendada em casos de doenças respiratórias transmissíveis, conforme as orientações da ANVISA. Portanto, a conduta adequada neste caso é retirar a máscara N95 do paciente e substituí-la por uma máscara cirúrgica, que é mais adequada para pacientes que não estão realizando procedimentos que gerem aerossóis.

Justificativa da alternativa correta:

A alternativa A está correta porque, de acordo com as normas da ANVISA, a máscara N95 deve ser prioritariamente utilizada pelos profissionais de saúde que estão em contato direto com pacientes suspeitos ou confirmados de COVID-19, especialmente em procedimentos que geram aerossóis. No caso do paciente, a máscara cirúrgica é suficiente para limitar a disseminação de partículas respiratórias.

Análise das alternativas incorretas:

Alternativa B: Está incorreta porque a recomendação é que o profissional utilize máscara N95 (ou PFF2) em vez de uma máscara cirúrgica ao cuidar de pacientes suspeitos ou confirmados de COVID-19, além de outros EPIs como luvas, avental e protetor facial.

Alternativa C: Está incorreta porque os equipamentos como estetoscópio, esfigmomanômetro e termômetro devem ser de uso individual para evitar a contaminação cruzada. O compartilhamento desses dispositivos sem a devida desinfecção contraria os princípios de biossegurança.

Alternativa D: Está incorreta porque o uso de EPIs e a lavagem das mãos não devem ser optativos. Essas práticas são essenciais e obrigatórias para prevenir a transmissão do vírus, tanto para profissionais de saúde quanto para familiares de pacientes.

Alternativa E: Está incorreta porque, embora a febre seja um sintoma relevante, a conduta para um paciente com suspeita de COVID-19 envolve um conjunto de medidas de biossegurança, que incluem o uso adequado de máscaras e EPIs, e não apenas o monitoramento da febre.

Entender as condutas padronizadas e as recomendações da ANVISA é fundamental para a prática segura e eficaz da enfermagem, especialmente em situações de pandemia como a COVID-19.

Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

A

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo