A hipertensão arterial sistêmica (HAS) é a doença que mais ...
- Gabarito Comentado (1)
- Aulas (10)
- Comentários (2)
- Estatísticas
- Cadernos
- Criar anotações
- Notificar Erro
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
A alternativa correta é a C.
A questão aborda a Hipertensão Arterial Sistêmica (HAS) na gestação, um tema fundamental em Enfermagem – Saúde da Mulher. Compreender as diferentes formas de hipertensão e suas características é crucial para um bom acompanhamento pré-natal e para a prevenção de complicações graves.
Justificativa da alternativa correta (C):
A pré-eclâmpsia é caracterizada pelo aparecimento de hipertensão e proteinúria (300mg ou mais de proteína em urina de 24h). Este é um dos principais critérios diagnósticos da pré-eclâmpsia, que é uma complicação severa da gravidez e pode evoluir para eclâmpsia se não tratada adequadamente.
Explicação das alternativas incorretas:
A - A hipertensão gestacional é, na verdade, o estado hipertensivo que ocorre após a 20ª semana de gestação e não está presente antes da gestação ou persiste além de 12 semanas pós-parto. Assim, a descrição fornecida nesta alternativa está incorreta.
B - A hipertensão crônica refere-se ao aumento da pressão arterial que é identificado antes da gravidez ou até a 20ª semana de gestação, e não após a 20ª semana. Além disso, a hipertensão crônica pode ou não estar associada à proteinúria.
D - Não é o ácido fólico que se eleva precocemente na pré-eclâmpsia, mas sim outros marcadores, como o ácido úrico. O ácido fólico é um suplemento importante durante a gravidez, mas sua elevação não está associada às lesões de ateromatose do leito placentário.
Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
a)� Hipertensão gestacional: caracterizada por HAS detectada após a 20ª semana, sem proteinúria, podendo ser definida como “transitória” (quando ocorre normalização após o parto) ou “crônica” (quando persistir a hipertensão).
b)Hipertensão arterial sistêmica crônica: é definida por hipertensão registrada antes da gestação, no período que precede à 20ª semana de gravidez ou além de doze semanas após o parto;
c) CORRETA
A hipertensão crônica: é o estado hipertensivo registrado antes do início da gestação no período que precede a 20ª semana de gravidez ou além de doze semanas após o parto.
A hipertensão gestacional: refere-se ao aumento da pressão arterial que ocorre após a 20ª semana de gestação,sem proteinúria, podendo ser definida como transitória ( quando ocorre normalização após o parto) ou crônica ( quando perssistir a hipertensão).
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo