A concordância nominal está de acordo com a norma-padrão na ...
- Gabarito Comentado (1)
- Aulas (6)
- Comentários (10)
- Estatísticas
- Cadernos
- Criar anotações
- Notificar Erro
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
Só para acrescentar... O adjetivo "possível", em expressões superlativas, deve concordar com o artigo que o antecede. Portanto correta a alternativa E (o mais possível).
a) Anexo ao pacote, encontrei várias cartas antigas.
Alternativa incorreta. A palavra anexo, quando não estiver em locução (em anexo) varia normalmente. Colocando a frase na ordem direta teríamos: "Encontrei várias cartas anexo ao pacote". Vemos que a palavra "anexo" deveria concordar com cartas. Logo, o correto seria: Anexas ao pacote, encontrei várias cartas antigas.
b) O porteiro tirou os óculos e o colocou sobre a mesa.
Alternativa incorreta. Pela regra geral de concordância nominal, o artigo deve concordar em número e gênero com o substantivo (óculos). Neste caso, a concordância com o gênero está correta, mas não com o número. Logo, estaria de acordo com a norma culta caso a frase estivesse escrita: O porteiro tirou os óculos e os colocou sobre a mesa.
c) A secretária e eu terminamos o almoço meio-dia e meio.
Alternativa incorreta. A palavra "meio" neste caso é um numeral fracionário, e deveria concordar com a quantidade fracionada, que neste caso é a hora, uma substantivo feminino. Portanto, o correto é utilizar a palavra "meia" , do mesmo modo que o correto é dizer "são sete e meia". Reescrita correta : A secretária e eu terminamos o almoço meio-dia e meia.
d) Leio qualquer manuscritos que me cheguem às mãos.
Alternativa incorreta. O pronome "qualquer" deveria concordar também em número com o substantivo "manuscritos", que está no plural. Logo o correto seria: Leio quaisquer manuscritos que me cheguem às mãos.
e) Formulei hipóteses o mais improváveis possível sobre o caso.
Alternativa correta. Embora esta construção pareça um tanto estranha (pois não falamos assim diariamente), de acordo com normal culta ela está certa. A palavra "possível" só fica no plural caso o artigo também esteja. Como este não é o caso, a frase está correta.
Nas estruturas com o mais, o menos, o melhor, o pior, quanto, o adjetivo possível estará no singular.
Ex: Fiz todos os esforços quanto possível. São alunos o mais estudiosos possível.
O MAIS POSSÍVEL.
O POSSÍVEL CONCORDA COM O ARTIGO
O Cegalla diz que o 'possível', empregado em expressões superlativas, ora aparece invariável, ora flexionado. Portanto, não a não concordância com o artigo não implica a incorreção da frase. Ex: 'pratos os mais requintados possível'.
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo